Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Túnel do Tempo: Khomeini assume o poder no Irã



Khomeini trocou a ditadura política por outra religiosa

Luís Alberto Alves

 Revolução: Em 1° de abril de 1979, o aiatolá Khomeini proclama a República Islâmica do Irã, baseada nos preceitos religiosos do islamismo. Na década de 1970, o país era governado pelo xá Reza Pahlevi, concentrando os poderes num pequeno círculo de amigos e aliados.

 Desde os anos de 1940 mantinha-se no governo sem qualquer preocupação com as diferenças entre pobres e ricos. Esse estilo gerava críticas ao plano econômico e ao modo autoritário de conduzir a política iraniana.

 De Paris, Khomeini liderou a queda de Pahlevi, defendendo reformas sociais e financeiras, além de recuperar valores religiosos do islã.

 Em 1979 ele retornou ao Irã, provocando protestos violentos, derrubando o regime ditatorial, e colocando no lugar outro governo, com cerceamento da liberdade política e religiosa, rompendo relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Cândido Espinheira





Luís Alberto Alves

 Sua denominação relembra a memória do Dr. Cândido Espinheira, natural do Estado da Bahia, onde se diplomou em Medicina. Logo após a sua formatura, transferiu-se para São Paulo, exercendo sua profissão por vários. Foi diretor do antigo Hospital do Isolamento e ganhou renome como higienista. A Rua Dr. Cândido Espinheira (foto) fica no bairro de Perdizes, Zona Oeste de SP.


Geral: Saiba como ter boa qualidade de vida


Qualidade de vida é solução para vários problemas

* Dr. Douglas Motta Calderoni
 Nas rodas de conversas informais, as queixas mais frequentes são de: cansaço, estresse e falta de tempo para realizar atividades que provoquem a satisfação pessoal.
 De acordo com levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos dez países que possuem mais pessoas ansiosas. A pesquisa aponta que cerca de 23% da população brasileira já teve ao longo do tempo ao menos um transtorno de ansiedade.
 Com os avanços tecnológicos, a carga de trabalho tem aumentado, ou seja, mesmo fora do escritório, o profissional mantém-se conectado todo tempo por meio dos celulares e tablets. A intensa conexão com o mundo online nos faz ter a sensação que também somos uma máquina, porém não é assim que o corpo e a cabeça funcionam.
Passar horas a fio para nos deslocar de um compromisso a outro também é um dos fatores que desencadeiam quadros de estresse. Por exemplo: 4 horas de um dia desperdiçadas na locomoção entre um ponto e outro poderiam ser aproveitadas para ler, estudar, praticar exercícios ou ficar um pouco mais com a família.
 A sociedade também nos impõe alguns padrões, como: ser bem sucedido profissionalmente, passar em uma boa universidade, ter um relacionamento amoroso sólido, ser rodeado de bons amigos, ser um bom pai e mãe, ter o corpo ideal, o carro do ano, entre outras funções.
 No meio de tanta correria no dia a dia, os dias passam e a qualidade de vida é esquecida. Veja seis dicas de como viver bem e de forma equilibrada:
·  Corpo: para ter qualidade de vida comece cuidando do corpo por meio de uma uma reeducação alimentar, pois o nosso corpo reage positivamente quando cultivamos hábitos saudáveis e esta prática irá interferir diretamente na regulação do peso e nas possíveis alterações em exames físicos.

·  Mente: já ouviu dizer que a mente regula todo o resto do corpo? Pois é verdade. Quando uma pessoa não está bem psicologicamente, a parte física reage também. Para aliviar o estresse, busque atividades que te proporcionem prazer e te façam relaxar.

·  Off-line: saia um pouco do mundo virtual, olhe mais ao redor e interaja com o mundo lá fora. Converse com as pessoas que estão no seu dia a dia, observe o que acontece ao seu redor. A interação com o mundo real e desconectar-se do virtual também faz parte da busca pela qualidade de vida.

·  Exercícios físicos: a prática de exercícios físicos é benéfica para quem busca a perda de peso, condicionamento e saúde física. Este é um processo que aumenta a sensação de bem-estar físico e mental.

·  Sono: as noites de sono não podem ser substituídas por qualquer outra atividade. Entre os benefícios estão a liberação de hormônios que regulam o crescimento, evitam o acúmulo de gordura, melhoram o desempenho físico, ajudam na prevenção da osteoporose, controlam a sensação de saciedade, liberam a insulina, diminuindo o hormônio do estresse, aumentam a autoestima e disposição para atividades físicas.

·  Rotina: para conseguir viver melhor é interessante traçar uma rotina que envolva vida pessoal e profissional, assim, ambas têm espaço na sua semana e é possível viver mais tranquilamente.

 A busca pela qualidade de vida é possível, basta ter consciência, tranquilidade e equilíbrio! *Dr. Douglas Motta Calderoni é médico psiquiatra, idealizador do Programa Mente Leve Corpo Leve e sócio-fundador da Clínica Sintropia


Geral: Tire suas dúvidas a respeito do açúcar

O açúcar não é tão vilão quanto se fala



Redação
 Comumente tratado como um dos vilões da saúde, o açúcar divide opiniões quando o assunto é dieta saudável. No entanto, antes de demonizá-lo é preciso conhecer suas propriedades e, principalmente, os benefícios que traz ao organismo.  Além de ser importante fonte de energia, contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. 

 O açúcar pode fazer parte de uma dieta saudável se consumido de maneira equilibrada, dentro das necessidades calóricas diárias.  Uma dieta balanceada prega o consumo de todos os grupos nutricionais de forma equilibrada, sem a exclusão absoluta de nenhum deles.
Conheça os principais mitos que cercam o açúcar:
  1.            O consumo de açúcar é causa da obesidade, diabetes ou outras doenças graves. 
 Mito: Oconsumo de açúcar isoladamente não pode ser apontado como causador desses doenças. Os açúcares têm uma longa história de utilização segura na alimentação. Desde 1997, cinco grandes organizações científicas e de saúde concluíram que o consumo de açúcar não está associado às causas de doenças crônicas, como diabetes e obesidade. Entre essas instituições estão a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a Organização Mundial da Saúde, o Instituto Americano de Medicina e a Academia Americana de Nutrição e Dietética. 

 2.       Açúcar aumenta a glicemia
 Mito: O aumento da glicemia decorrente do consumo de açúcar é o mesmo causado pelo consumo do mesmo número de calorias na forma de amido, evidenciam estudos clínicos da Associação Americana de Diabetes. Pequenas quantidades de açúcar, portanto, podem ser consumidas por diabéticos dentro de uma dieta equilibrada e com a medicação adequada. De acordo com a instituição, o açúcar não causa a doença. O diabetes é causado por uma combinação de fatores genéticos e hábitos de vida.

 3.       Açúcar causa cárie
 Mito: Nos dias atuais, o risco de cárie dentária é quase inexistente com a adoção de higiene oral adequada e com o uso de flúor em cremes dentais e na água. A meta proposta para os limites de consumo da população como forma de diminuir a cárie dental, contradiz outras avaliaçãoes mais abrangentes sobre a questão, como a posição do United States Institute of Medicine (2005), que concluiu que “devido aos vários fatores que podem contribuir para a cárie dentária, não é possível determinar um nível de ingestão de açúcares, no qual pode ocorrer aumento do risco de cárie dentária”. 

 4.       Açúcar provoca aumento de peso
 Mito: Não há provas consistentes de que açúcares, individualmente, afetem a obesidade mais do que qualquer outro macronutriente. A alteração na massa corporal seria esperada a partir de qualquer mudança na ingestão de macronutrientes que produza um excesso ou déficit de energia alimentar em comparação com as necessidades de estabilidade do peso. O excesso de gordura corporal é resultado da ingestão de mais calorias do que o necessário. Essas calorias extras podem vir de qualquer nutriente calórico (proteína, gordura, álcool e carboidratos). É importante destacar que a falta de atividade física também é uma importante causa da obesidade. Em 2003, a Academia Nacional de Ciências dos EUA realizou uma revisão de 279 referências científicas e concluiu que “não há evidência suficiente para estabelecer um limite máximo para o consumo diário de açúcares totais ou adicionados”. O relatório ainda acrescenta que “não existe associação clara e consistente entre açúcares adicionados e índice de massa corporal”.

 5.       O aumento no consumo de calorias é responsável obesidade
 Mito: O aumento da obesidade é causado não só pelo acréscimo no consumo calórico, mas também pela redução da atividade física. Ativistas vêm exigindo reformulação de produtos, taxação e outras políticas restritivas para reduzir a ingestão de calorias pelas populações. No entanto, dados divulgados pela World Sugar Research Organisation (WSRO)apontam que o consumo per capita de açúcar, sal, gordura e calorias vem caindo no Reino Unido nas últimas décadas e, no entanto, desde 2002, o peso médio de um inglês adulto aumentou dois quilos. Um estudo da Faculdade de Medicina da Stanford University, divulgado em 2014, aponta que a inatividade e, não uma maior ingestão de calorias, está ligada ao aumento da obesidade na população. 

 A pesquisa apontou um aumento significativo da obesidade em mulheres (de 25 a 35%) e homens (20 a 35%), em um período onde a prática de atividades físicas diminuiu drasticamente entra elas (de 19 para 52%) e eles (de 11 para 43%) e, no entanto, o número de calorias consumidas por dia não sofreu alterações relevantes. 


Economia: Veja cinco orientações para sobreviver à crise econômica



No furacão da crise é possível encontrar boas soluções para a vida financeira


*Reinaldo Domingos

 As projeções para os próximos meses são no mínimo preocupantes, uma vez que é esperada uma alta inflacionária, proporcionando um agravamento da crise, da qual já sentimos os efeitos. Isso é reflexo tanto do mercado interno, com clara estagnação e grande índice de inadimplência da população, como do externo, no qual as grandes economias já se mostram recessivas há tempos, e países em ascensão, como a China, vêm reduzindo seu crescimento.

 Enfim, o macro com certeza vai refletir no micro, isso é, em nossas contas e nossos investimentos. Contudo, mesmo com um cenário pouco animador, não há motivos para desespero, e sim para planejamentos e adequação, buscando sair fortalecido deste período. Para auxiliar, elaborei algumas orientações pertinentes:

 Livre-se das dívidas – muitos pensam em como se livrar das dívidas em um momento de crise. Pode parecer impossível, mas é exatamente nesses momentos que os credores também oferecem as melhores condições para negociações. A orientação é que o primeiro passo seja o de resolver o problema que levou ao endividamento, isto é, a causa. Adequar seu padrão de vida a sua realidade é muito difícil, mas é fundamental observar que não pode viver em uma realidade que não é sua. Cortas gastos para ganhar fôlego e, assim, poder assumir o compromisso de pagar as dívidas é a melhor opção agora. Se não se livrar desse problema de forma emergencial, pode ter certeza que a alta dos juros prejudicará a sua saúde financeira no futuro.

 Faça uma faxina financeira – sabia que, em média, 25% dos nossos gastos são com supérfluos? As pessoas sempre dizem que não têm mais da onde reduzir os gastos, mas, depois, quando fazem uma análise, observam que é possível. É preciso realizar um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta por tipo de despesa, até mesmo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente do que imagina. Mas ressalto que não se deve virar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, perde a eficácia.

 Chegou a hora de sonhar – por mais que o cenário para muitos seja de pesadelo, nessa hora, é de grande importância sonhar, ou seja, definir os objetivos materiais, pois eles é que farão com que se tenha foco para evitar o descontrole ou mesmo o desespero. Reúna a família e converse sobre o tema, dividindo os sonhos em três tipos: curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos, definindo também quanto custam e quanto poderão poupar por mês para realizá-los.

 Mude o formato de seu orçamento - um erro comum é pensar que orçamento financeiro familiar consiste em registrar o que se ganha e subtrair o que se gasta e, caso sobre dinheiro, será lucro, se faltar, prejuízo. A forma correta, no entanto, consiste em, primeiramente, elaborar o registro de todas as receitas mensais, posteriormente, separar os valores pré-definidos para os projetos da família e, somente com o restante, adequar os gastos da família. Isso forçará um ajuste do padrão de vida familiar para conquistas financeiras.

 Chegou a hora de saber investir – com a alta de juros, agora, é um bom momento para quem que investir, contudo, o grande erro que observo é a ideia de poupar sem motivo e buscar sempre o melhor rendimento. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicação em ativos financeiros com riscos diferentes. A orientação é procurar variar o investimento de acordo com o tempo que utilizará o dinheiro. De forma geral, o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor, ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco, por isso, é preciso cautela.

*
Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), autor do best-seller Terapia Financeira e da primeira coleção completa de educação financeira para escolas, que já é adotada em mais de 1.500escolas em todo o Brasil.
 

Economia: Em que estágio está o julgamento da tese do reajuste correto do FGTS?



A correção errada tirou muito dinheiro do bolso do trabalhador


Redação

 Desde 1999, o FGTS dos trabalhadores brasileiros está sendo corrigido de forma errada. Ainda existe hoje uma procura muito grande de trabalhadores à Justiça em busca de corrigir os valores de direito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mesmo com o processo paralisado.

 O que acontece é que ainda é possível entrar com processo, sim. Para entender melhor, ocorre que desde a descoberta desse direito, em 2013, a Força Sindical desenvolveu a revisão e divulgou em todo o País. Com a grande procura, em 2014, o STJ ( Superior Tribunal de Justiça) suspendeu as ações.

 O que isso significa juridicamente? O significado é que as ações que estiverem em Primeira ou Segunda Instância ficarão paradas aguardando a decisão do STJ, ou seja, ainda que o processo não tenha movimentação de uma instância para outra, a decisão do STJ será de repercussão geral, assim mesmo que o processo esteja parado, a decisão será válida para todos os tribunais.

                                                   Entenda a Tese do FGTS

 Desde 1999, o FGTS dos trabalhadores brasileiros está sendo corrigido de forma errada. São milhões de brasileiros que estão sendo lesados com os valores que deviam receber por direito (que estão defasados em quase sua metade), e que devem buscar este direito na justiça.

 “Já estamos trabalhando essa tese, na qual se reivindica a reposição das perdas devido a correção errônea pela Taxa Referencial (TR), aplicada sobre o Fundo de Garantia, os cálculos corretos indicam que a mesma conta deveria ter a correção pelo INPC, que normalmente é maior, com isso a defasagem chega à 88,3%”, afirmou o advogado previdenciário, Guilherme de Carvalho, presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados.

 O FGTS tem como objetivo proteger o trabalhador e possibilitar-lhe a formação de um patrimônio, incentivar a aquisição da casa própria e dar-lhe segurança em caso de dispensa sem justa causa. Contudo, da forma que vem sendo calculada com base na Taxa de Referência (TR) está defasando os valores de direito a serem recebidos pelos trabalhadores. Isso porque essa não pode ser utilizada como índice de atualização monetária, já que não é capaz de espelhar o processo inflacionário brasileiro.

 Os cálculos são simples, se um trabalhador tinha R$ 1.000 na conta do FGTS no ano de 1999 , hoje ele tem apenas R$ 1.340,47, por causa das taxas de reajustes aplicadas. Mas se os cálculos fossem feitos com os cálculos corretos o mesmo trabalhador deveria ter na conta R$ 2.586,44.

 Enfim, o trabalhador tem o direito de R$ 1.245,97 a receber do INSS, pois a variação da TR aplicada foi muito abaixo da correta. “Esta correção é cabível para todos que tem ou tiveram conta no FGTS, ou seja, foram registrados pela CLT. A correção que se pede é desde 1999 até os dias atuais. Aqueles que já sacaram o valor em algum período depois de 1999 também terão direito, mas a um percentual menor, até o saque somente”, conta Guilherme de Carvalho.

 Aqueles que têm parentes falecidos que tinham conta do FGTS também podem, com legitimidade, pedir a correção, viúvas, viúvos, filhos e filhas de falecidos estão dentro deste rol de pessoas. Há possibilidade também de ingresso de ações coletivas para economia processual, com até 10 ou 20 autores por ação.
 

Variedades: Sessões extras de Pra dar um fim no juízo de Deus



 
Redação


 Veja os horários para assistir a peça no Teatro Oficina neste feriado de Semana Santa: 02/04 (quinta, às 21h) – Lava Pés, 03/04 (sexta, às 21h) – Paixão, 04/04 (sábado, às 21h) –  Aleluia
05/04 (domingo, às 20h) – Páscoa


Depois, a curta temporada prossegue por mais uma semana, com as suas duas últimas sessões programadas para os dias: 11/04 (sábado, às 21h), 12/04 (domingo, às 20h).