Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Economia: Sem essa habilidade, seu futuro profissional está comprometido



Ser um fluente digital tem muito mais a ver com uma nova lógica de entender o mundo



*Alessandra Lippel

Venho aqui fazer uma confissão. Demorou um tempo até minha ficha cair e eu conseguir entender o que os meus professores de futurismo queriam dizer sobre a principal habilidade que um profissional precisa desenvolver pra ter sucesso no futuro:  a tal fluência digital.
O conceito em si não é exatamente novo…. já se fala aos quatro ventos sobre transformação digital e ser fluente nesse conceito, soa quase como óbvio. Mas vou te dizer que uma coisa é saber que inglês é importante, saber traduzir algumas palavras e até conseguir articular um  "the book is on the table" ….outra coisa é ser fluente no "idioma".
Muita gente com quem converso todos os dias acredita que apenas conhecer as novas tecnologias e aprender a trabalhar com ferramentas digitais é suficiente para virar fluente, mas de novo …. assim como as frases em inglês tem uma construção própria da língua e que muitas vezes não dá pra traduzir literalmente  pro português , a fluência digital também suas peculiaridades.
Ser um fluente digital tem muito mais a ver com uma nova lógica de entender o mundo e trabalhar nele do que necessariamente com tecnologia. A tecnologia é apenas um veículo, não o fim da viagem.  Quer aprender sobre fluência digital? Então conheça e exercite o pensamento não linear, conectado,  multidisciplinar e imprevisível. Pesquise quais empresas e profissionais estão já praticando essa lógica e tente colocar uma pitada disso tudo no seu dia a dia. Você verá um mundo novo se abrir bem diante dos seus olhos!
Sobre Alessandra Lippel
Futurista, Diretora Criativa, empresária, cantora e compositora, Alessandra Lippel é um exemplo de profissional com carreira multipotencial. É especialista em futuro do trabalho e prototipagem rápida de projetos. Formada nos cursos de futurismo pela Singularity University e Friends of Tomorrow (primeiro curso de futurismo do Brasil promovido pela Aerolito) e também na metodologia de prototipagem Mesa Company. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário