Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida 23 de Maio



Luís Alberto Alves/Hourpress

Até o final do século XIX, a região onde hoje existe a Avenida 23 de Maio (foto) era um fundo de vale que dividia os bairros da Liberdade e Bela Vista, conhecido como Vale do Itororó, por causa do córrego Ribeirão do Anhangabaú. A partir de 1928, a prefeitura começava a delinear a futura Avenida 23 de Maio, mas ela só ficaria pronta em 1969.

De 1930 a 1940, ela era chama de Avenida Anhangabaú. O nome (homenagem à data da Revolução Constitucionalista de 1932) definitivo surgiu em 1954, por meio de Projeto de Lei da Câmara Municipal. O encontro dela com a 9 de Julho, as duas junto à Praça da Bandeira formaria um V, simbolizando a vitória paulista, que mesmo derrotada no campo militar obrigou o governo Getúlio Vargas a rever sua posição ditatorial.

A proposta dos engenheiros  foi a de construir uma avenida que evitasse cruzamentos de nível, contribuindo para o bom fluxo do trânsito. Dai a construção de cinco viadutos. A Avenida 23 de Maio começa no Centro e termina na Vila Mariana (Zona Sul).


Nenhum comentário:

Postar um comentário