Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Raio X de Sampa: conheça a história da Rua Dr.Fabrício Vampré

                       Hourpress


Luís Alberto Alves/Hourpress

Rua Doutor Fabrício Vampré (foto) foi aberta entre aos anos de 1923 e 1924, como parte da então chamada Vila das Jabuticabeiras, antiga Vila Kostka. Sua primeira denominação foi a de Avenida das Jabuticabeiras. Esta Vila, bem como esta rua, foi entregue ao trânsito público pela Sociedade Brasileira de Educação e por Arthur Saboya em 1926.

 Médico muito conceituado em São Paulo e em cidades do Interior paulista, especialmente Rio Claro e Limeira, o Dr. Fabrício Carneiro Tupinambá Vampré era natural do Estado de Sergipe.

 Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1878. Transferiu depois sua residência para o Interior de São Paulo, onde por longos anos clinicou em Rio Claro e Limeira. Posteriormente veio para a Capital onde conquistou respeito por causa de sua competência, larga cultura e nobres qualidades de coração.

 Tornou-se, assim, uma das mais respeitáveis figuras da classe médica. Apesar de já estar enfermo, abriu consultório e exerceu durante algum tempo o cargo de médico do Hospício do Juqueri.  Faleceu em São Paulo no dia 26 de março 1909, sendo sepultado no cemitério do Araçá. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário