Luís Alberto Alves/Hourpress
O nome Avenida Nove de Julho é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Neste dia em 1932, ocorreu o estopim do conflito entre as forças paulistas e o governo provisório de Getúlio Vargas, o qual havia imposto normas consideradas anti- democráticas que diminuíram a participação política de diversos estados por meio, por exemplo, da anulação da Constituição Federal de 1892 e da deposição de diversos governadores estaduais.
A construção da Avenida Nove de Julho data da década de 1920, na gestão do prefeito Pires do Rio, pretendia que esta corresse no meio de um parque desde o vale do Anhangabaú até a Avenida Paulista. Entretanto, as obras não foram iniciadas durante esta gestão mas prosseguidas pelos prefeitos Fábio Prado e Prestes Maia.
Em 1941, ocorreu a oficialização da Avenida mantendo-se a homenagem ao evento paulista. Atualmente, ela funciona como ligação dos bairros da Zona Sul ao Centro da cidade seguindo pelo vale do Saracura Grande. A Avenida Nove de Julho (foto) fica no Centro e termina no Jardim Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário