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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Variedades: Talk show "Star Talk - Falando com Estrelas" estreia domingo (19)




Redação

 Domingo, dia 19 de abril, às 21h15, o Nat Geo estreia "Star Talk: Falando com Estrelas". O primeiro talk show do canal, conduzida pelo reconhecido astrofísico Neil de Grasse Tyson, é composto por dez episódios de uma hora e baseada no popular podcast que leva o mesmo nome. O programa estabelece uma ponte entre a cultura popular e a ciência, além de convocar celebridades como George Takei (Star Trek), comediantes e cientistas para debater sobre os últimos avanços relacionados ao universo.

 "Star Talk - Falando com Estrelas" é uma produção da National Geographic Studios e tem como cenário o Planetário Hyden, do Museu da História Natural, do qual Tyson é diretor. Todas as semanas, ele e seus convidados exploram uma variedade de temas cósmicos, que incluem viagens espaciais, vida extraterrestre, o Big Bang, o futuro da Terra e do meio ambiente e as últimas notícias sobre o universo.

"Cosmos" permitiu compartilhar o impressionante poder do universo com o público ao redor do mundo de uma maneira que jamais imaginamos" comentou Tyson. "Poder continuar difundindo as maravilhas e o entusiasmo com "Star Talk - Falando com Estrelas", que para mim é um projeto apaixonante, é mais que extraordinário. O National Geographic Channel é o canal perfeito para continuar explorando o universo." completou.

Nat Geo estreia o talk show "Star Talk - Falando com Estrelas" neste domingo, dia 19 de abril, às 21h15.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Túnel do Tempo: Ator Sidney Poitier ganha Oscar


Luís Alberto Alves


Reconhecimento: Em 13 de abril de 1964,  Sidney Poitier (foto) torna-se o primeiro ator negro a ganhar um Oscar. Anos mais tarde ficaria eternizado ao participar do filme Ao mestre com Carinho, que depois seria reprisado em todos os dias dos professores. 

 A estória narrava o talento de um professor numa sala de aula cheia de alunos problemáticos, que ele consegue amenizar os ânimos e torná-los fãs do seu trabalho. A trilha sonora, na voz da cantora Lulu ficou imortalizada.

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Zuquim



Luís Alberto Alves

 A Rua Dr. Zuquim (foto) é famosa no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, importante elo com a região central da cidade. O nome dela foi alterado em 1979. É homenagem ao médico Alfredo Zuquim de F. Neves, muito conhecido na capital paulista, onde foi vereador de 1896 a 1898.

Geral: Amib lança campanha contra prevenção de infecção na UTI



Nas UTIs existem muitas infecções

Redação

 Infecção hospitalar é um dos temas mais preocupantes para os profissionais de saúde, principalmente quando acomete pacientes gravemente enfermos internados nas unidades de terapia intensiva. No dia 16 de abril (quinta-feira), a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) lançará a sua campanha nacional, que esse ano abordará os “7 pontos chave da Prevenção de Infecção na UTI”. Serão sete meses de divulgação e trabalhos nas 2.350 UTIs brasileiras através dos médicos, profissionais de UTIs, familiares e visitantes.

 Estudos revelam que 70% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva recebem tratamento para algum tipo de infecção. Nesse ambiente, o risco é de 5 a 10 vezes maior do que em outros ambientes hospitalares, e pode chegar a representar 20% do total de casos registrados em um hospital.
Muitos são os fatores que contribuem para o desenvolvimento de infecções. A Amib elencou sete pontos importantes que devem ser observados no combate à infecção.

 O número 1 é a Higienização das Mãos. Essa é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Infelizmente, a taxa de adesão a esse ponto chave é muito baixa, chegando apenas a 70% nos centros que apresentam os melhores resultados. Em 2009, a OMS (Organização Mundial de Saúde) iniciou uma campanha com foco na lavagem das mãos nos seguintes momentos: antes de tocar um paciente, antes de um procedimento asséptico (de limpeza), após risco pela exposição a fluídos corporais, depois de trocar um paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente.

 O Uso Racional de Antimicrobianos ocupa o segundo ponto chave. Estima-se que de 500 mil a 1 milhão de mortes ocorram no mundo devido à resistência antimicrobiana. Um fato alarmante é o crescimento do consumo global de antibióticos no ambiente hospitalar na última década, que bateu a casa dos 40%. Estudos estatísticos revelam que se nenhuma mudança ocorrer, em 2050, o mundo registrará cerca de 10 milhões de mortes associadas à resistência a antibióticos e antimicrobianos, superando a morte por câncer, por exemplo.

 “O uso racional desses medicamentos na UTI, restringindo-se espectro e duração minimamente necessários, é a melhor maneira de combater a emergência de resistência no ambiente hospitalar e, principalmente, nas unidades de terapia intensiva”, alerta o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa, coordenador da Campanha Nacional da Amib.

 O Uso Adequado das Precauções de Contato com pacientes sabidamente colonizados ou com infecção por patógenos potencialmente resistentes no ambiente de cuidados intensivos é parte do arsenal do combate à infecção. O uso de luvas e aventais podem minimizar o risco de transmissão cruzada (de um paciente para outro) nas UTIs.

 O quarto ponto é o Rastreio e Medidas de Isolamento dos Casos. Portanto, é importante a identificação dos pacientes colonizados ou infectados com patógenos potencialmente resistentes para o adequado manejo e emprego de medidas preventivas.

A Vigilância Epidemiológica, o quinto ponto chave, é importante para conhecer a triagem do risco de desenvolvimento da infecção e para auxiliar na escolha da melhor opção terapêutica. O tratamento antimicrobiano empírico inadequado aumenta o risco de mortes dos pacientes com infecções graves internados nas UTIs.

 “O conhecimento da flora microbiológica associada com infecções nas unidades de terapia intensiva é o melhor preditor para o sucesso da terapia antimicrobiana”, disse Dr. Thiago Lisboa. 

A Limpeza Adequada do Ambiente também é um fator importante para o combate à infecção. Isso porque alguns patógenos sobrevivem no ambiente por tempo prolongado, aumentando o risco de transmissão cruzada e dificultando o manejo de surtos dentro das unidades de terapia intensiva.


Economia: Projeto que trata da terceirização voltará à pauta amanhã (14)



Terceirização é um filme de terror contra o trabalhador
Luís Alberto Alves
 Deputados voltarão a debater pontos da terceirização, como a possibilidade de ela ser usada para a atividade-fim da empresa contratante
 A regulamentação da terceirização continua na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir dessa terça-feira (14). Os deputados votarão as emendas e os destaques apresentados ao texto-base do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA) para o Projeto de Lei 4330/04.
 Os partidos que são contra alguns aspectos da terceirização vão tentar mudar, por exemplo, a possibilidade de ela ser usada inclusive para as atividades-fim da empresa contratante. Esse é um dos pontos mais polêmicos, pois os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista. Já os defensores argumentam que isso aumentará o número de empregos.
 Também poderá ser discutido o tipo de responsabilidade da empresa contratante em relação aos direitos trabalhistas, se ela será subsidiária ou solidária. O texto prevê que será solidária, permitindo ao trabalhador processar a contratante e também a contratada, apenas se a empresa contratante não fiscalizar os pagamentos devidos pela contratada.
                                                         Sindicatos
O texto não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados.
A exceção prevista é quando o contrato de terceirização for entre empresas da mesma categoria econômica. Nesse caso, os empregados terceirizados serão representados pelo mesmo sindicato dos empregados da contratante, seguindo os acordos e convenções coletivas.


Economia: Desafio de manter as vendas aquecidas para classe média sem grana




Redação

 No recente período de vacas gordas, com juros extremamente obesos, insistíamos na Agência Consumidor Popular (http://agenciaconsumidorpopular.blogspot.com.br/) que era o momento de voltar ao básico para vincular lojas e lojistas, donos de mercadinhos e gestores de redes de varejos com as decisões de compra dos consumidores populares.
 O ruído das caixas registradoras abafaram nossos alertas. Apenas as empresas que atendemos diretamente se prepararam para o atual período de vacas magras que se inicia.
A falta de dinheiro atingiu a classe média

 Celso Amâncio, presidente da Agencia Consumidor Popular, transferiu nas suas palestras, treinamentos e consultorias, sua vasta experiência e contatos diretos com os fregueses da Casas Bahia, ao longo de 29 anos, como diretor de crédito

 “O povão consumidor, mesmo frustrado, voltará rapidamente para os hábitos anteriores de compra porque será pressionado, como sempre, pela necessidade; resta saber se quem vende, saberá se ajustar a esse recuo comportamental”, afirmou Celso Amâncio.

Para manter as expectativas de venda é preciso considerar a volta dos hábitos antigos de compra:

1. As pessoas chegam às compras com pouca disposição para assumir dívidas e pressionadas por necessidades; o lojista deve se esforçar para identificar a necessidade e sugerir a mercadoria que resolva essa necessidade e que se encaixe no orçamento da família;

2. É hora de o vendedor deixar claro que está preocupado com as finanças do consumidor. Caso contrário, perderá a venda, pois o cliente desconfiará dos artifícios convencionais de empurrar a mercadoria, para resolver as metas de venda do lojista ou do vendedor;

3. Cuidado com os artifícios de esconder os menores preços e oferecer primeiro as mercadorias com preços mais altos. Será um tiro no pé do vendedor, que verá o consumidor popular, preocupado com o seu orçamento a médio prazo, escapar para a loja concorrente;

4. Resgate os contatos (email, celular, endereço físico, datas de aniversário do freguês e de seus familiares) que estão basicamente nos bancos de dados das financeiras. É hora de se valer de todas as desculpas possíveis para reaproximar do consumidor popular, falar de sua loja, de seus produtos e principalmente, de seus preços e condições de pagamento;

5. Entre em contato com a Agência Consumidor Popular e reserve as palestras de 50 minutos, no início ou fim do expediente, para ajudar seus gerentes e lojistas a resgatar os relacionamentos antigos com os consumidores populares.


Variedades: Happy Hour e Balada para Maduros, para resgata glamour da noite de segunda-feira



Os garçons são cantores

 Redação   

 Alex Ratto, o novo sócio do Brooklyn Restaurante, lança hoje o projeto Get Together. Ratto, que já foi sócio das inesquecíveis Rose Bom Bom e Dancing, entre outras casas noturnas e empreendimentos, criou o Get Together para festejar os 15 anos do Brooklyn  e resgatar a magia e glamour da segunda-feira, que durante muitos anos foi a noite mais chique e badalada de São Paulo.

 “A gente já começava a semana em alto astral caindo na night para ver os amigos, paquerar, curtir um bom som e rir muito. Com o Get Together, as pessoas que viveram e curtiram esse tempo e que  hoje têm poucas opções para curtir a vida noturna, agora terão aonde ir. É uma noite especial para convidados especiais”, diz o empresário. 

 Para realizar o Get Together, Ratto escalou um time de “irado”: Rubinho Claudino, sócio da Central de Modelos; o Dj Marquito M. Costa (Studio 54, do Guarujá) que, em parceria com o DJ Robertinho (Gallery e Hipopótamos, entre outros) comandará o som, com o melhor dos anos 70, 80 e 90, com muitos arranjos especiais; o empresário  Rony Suplicy (Moinho Santo Antônio e  Morro de São Paulo, entre outros),  que cuida da produção geral do evento;  e a jornalista Sula Gava (autora do “Blog da Gatha Repórter”).

  O Get Together acontece todas as segundas-feiras, com Happy Hour a partir das 18h e Night a partir das 21h, com um mix de glamour, magia, paquera, dança e muito mais. Tudo junto e misturado! “Não fique parado no trânsito, nem sentado à mesa de um bar. Venha para o Get Together”, convocou  Alex Ratto. O preço é de R$ 70,00 para os homens e R$ 50,00 para as mulheres. A casa oferece um Welcome Drink (drinque de boas-vindas).

                                                      Brooklyn Restaurante

 Inaugurado há 15 anos, em São Paulo, o Brooklyn Restaurante é conhecido pelo seu projeto inovador e moderno, baseado em duas atrações principais: gastronomia e “spots” de musicais. As intervenções com clássicos do jazz, temas de filmes e, principalmente, trechos de musicais da Broadway são cantadas e interpretadas em inglês por garçons que são também jovens profissionais do teatro musical.
 A cozinha tem pratos, originais e refinados, que podem ser acompanhados pela variada carta de vinhos. Em 2014, um novo sócio, Alex Ratto, assumiu a casa, que realizou várias reformas estruturais. Alex Ratto já foi sócio de casas memoráveis da noite paulistana, como Rose Bom Bom, bar São Tomé e Dancing. Com a chegada do musical “Mudança de Hábito”, o restaurante Brooklyn tem recebido novos clientes e atraído antigos frequentadores. “Tivemos um aumento de cerca de 15% de clientes”, diz o sócio da casa, Alex Ratto.

                                                       Programação e história

   A partir das 21h, começa a performance dos garçons cantores. Dirigida por Rafael Marão (direção musical e cênica), a equipe se apresenta em intervalos de trinta minutos. Do Brooklyn Restaurante já saíram artistas que participaram de peças e musicais como Rent, Lês Miserables, Fantasma da Ópera, Beijo da Mulher Aranha, Mágico de Oz, Rei Leão e Pequena Sereia, Simone Gutierrez, Marcos Tumura, Andrezza Massei e Ivan Parente.
 Agora, duas garçonetes cantoras, Raquel Paulin e Ana Araújo, estão no elenco do musical “Mudança de Hábito”.  De acordo com Marão, uma música do filme “Mudança de Hábito”, “Happy Day” faz parte do repertório do restaurante, “e em breve serão também introduzidas uma ou duas canções do musical que estreia no dia 5 de março em São Paulo. “A Happy Day  é conhecidíssima e os clientes adoram”, afirmou.

  A ideia de se fazer o Brooklyn em São Paulo surgiu a partir de uma viagem a Nova York, em 1999, quando os antigos empresários paulistanos estiveram em um restaurante da década de 30, chamado Asti, onde os garçons durante a noite cantavam operetas, já que a casa era frequentada por grandes estrelas da ópera. Resolveram trazer a ideia, mas adaptá-la para um restaurante mais contemporâneo, onde os garçons cantores se apresentariam cantando e dançando musicais de sucesso da Broadway. “Fomos felizes na época da inauguração, em 1999, já que foi neste período que se iniciou o ‘boom’ dos musicais em São Paulo, com a vinda da CIE e a estreia do musical Rent”, diz Ratto, que acrescenta: “Agora vamos aproveitar a chegada do musical ‘Mudança de Hábito’ para introduzir novas canções e pratos no restaurante. Já tivemos um crescimento de 15% na frequência de clientes”. 

                                                     Cardápio

    O Brooklyn restaurante tem cozinha contemporânea e apresenta um cardápio com toques mediterrâneos e influências do mundo inteiro, composto por opções diferenciadas, entre elas: couvert com pães variados feitos na casa com surpresas do chef; entradas quentes: camarão empanado em coco ralado e pimenta calabresa, chutney de manga, salada de salsão, alface americana, morango e redução de balsâmico; e frias: salada de folhas variadas, tomate confit, queijo coalho com orégano e mel, uvas verdes e molho de iogurte -. 

 Carros-chefe:  lombo de cordeiro com molho de cerveja preta e risoto de funghi, costeleta de vitela com molho de vinho tinto e risoto de radicchio, gorgonzola, cebolinha e molho demi-glace e risoto de camarão com bisque, tomate concassé e hortelã; além de aves: confit de pato com “jus” de aves e especiarias e purê de batata com dois queijos (parmesão e brie); e peixes e frutos do mar: salmão com gergelim, molho teriyaki e purê de batata com essência de gengibre.

 Já nas sobremesas, o cardápio traz 10 opções, entre elas: crepe de nutella com sorvete de creme, tapioca de doce de leite artesanal com coco ralado e sorvete de creme;  e suflê de goiabada com raspas de gengibre e calda de catupiry e leite condensado. A carta de vinhos conta com mais de 80 rótulos de países como Argentina, Chile, Uruguai, França, Itália, Espanha, Portugal e Brasil. Os preços variam entre R$ 65,00 e R$ 560,00.

Brooklyn Restaurante – Rua Baltazar Fernandes, 54 – Brooklyn – tel: 11-5533-4999. Site:www.brooklynrestaurante.com.brCapacidade: 152 lugares. Horário de Funcionamento: de terça a quinta das 20h à 1h; de sexta a sábado das 20h às 2h. Às segundas-feiras, projeto Get Together, a partir das 18h, com Happy Hour e Night: R$ 70,00 homens e R$ 50,00 mulheres (a casa oferece um Welcome Drink). 

Água Mineral:  R$ 6,00; Reservas:aceita reservas para todos os dias de terça a sábado, a partir das 20h – as reservas são mantidas até às 21h. Cheques:sim.  Cc: Visa crédito e débito, MasterCard crédito e débito; Couvert Artístico: R$ 30,00 às terças, quartas e quintas-feirasR$ 40,00 às sextas-feiras e sábados; Estacionamento com manobrista (terceirizado): R$ 25,00 (não trabalham com cartão).