Redação
No recente período de vacas gordas, com juros
extremamente obesos, insistíamos na Agência Consumidor Popular (http://agenciaconsumidorpopular.blogspot.com.br/) que
era o momento de voltar ao básico para vincular lojas e lojistas, donos de
mercadinhos e gestores de redes de varejos com as decisões de compra dos
consumidores populares.
O ruído das caixas registradoras abafaram
nossos alertas. Apenas as empresas que atendemos diretamente se prepararam para
o atual período de vacas magras que se inicia.
A falta de dinheiro atingiu a classe média |
Celso Amâncio, presidente da Agencia
Consumidor Popular, transferiu nas suas palestras, treinamentos e consultorias,
sua vasta experiência e contatos diretos com os fregueses da Casas Bahia, ao
longo de 29 anos, como diretor de crédito
“O povão consumidor, mesmo frustrado, voltará
rapidamente para os hábitos anteriores de compra porque será pressionado, como
sempre, pela necessidade; resta saber se quem vende, saberá se ajustar a esse
recuo comportamental”, afirmou Celso Amâncio.
Para manter as expectativas de venda
é preciso considerar a volta dos hábitos antigos de compra:
1. As pessoas chegam às compras com
pouca disposição para assumir dívidas e pressionadas por necessidades; o
lojista deve se esforçar para identificar a necessidade e sugerir a mercadoria
que resolva essa necessidade e que se encaixe no orçamento da família;
2. É hora de o vendedor deixar claro
que está preocupado com as finanças do consumidor. Caso contrário, perderá a
venda, pois o cliente desconfiará dos artifícios convencionais de empurrar a
mercadoria, para resolver as metas de venda do lojista ou do vendedor;
3. Cuidado com os artifícios de
esconder os menores preços e oferecer primeiro as mercadorias com preços mais
altos. Será um tiro no pé do vendedor, que verá o consumidor popular,
preocupado com o seu orçamento a médio prazo, escapar para a loja concorrente;
4. Resgate os contatos (email,
celular, endereço físico, datas de aniversário do freguês e de seus familiares)
que estão basicamente nos bancos de dados das financeiras. É hora de se valer
de todas as desculpas possíveis para reaproximar do consumidor popular, falar
de sua loja, de seus produtos e principalmente, de seus preços e condições de
pagamento;
5. Entre em contato com a Agência
Consumidor Popular e reserve as palestras de 50 minutos, no início ou fim do
expediente, para ajudar seus gerentes e lojistas a resgatar os relacionamentos
antigos com os consumidores populares.
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