Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Geral: EMTU autoriza serviço de transporte coletivo por aplicativo em SP

 

O serviço terá a tarifa de R$ 7,50 e entrará em operação no início de janeiro

O novo serviço de transporte será oferecido pela empresa Metra no corredor São Mateus - Jabaquara

Redação/Hourpress

A EMTU/SP, em parceria com a concessionária Metra, colocará em operação a primeira linha de transporte urbano intermunicipal sob demanda do país, que leva o nome de MetraClass. O serviço (C-287UBUS-000-R) ligará o Terminal Metropolitano Santo André Leste ao Terminal Metropolitano Diadema e conta com ônibus rodoviários executivos em que os passageiros adquirem a passagem por meio do aplicativo UBus, com a garantia de viajar sentados ao reservar uma das 46 poltronas. O serviço terá a tarifa de R$ 7,50 e entrará em operação no início de janeiro. Medida está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 24.

O app foi o primeiro a ser lançado no Brasil com essa ideia e já funciona em São Bernardo do Campo na operação da BR7 Mobilidade. O usuário poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento. Ao entrar no ônibus o usuário valida a sua passagem com a leitura do QRcode (que fica disponível na entrada do veículo) através do aplicativo. Simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados à viagem.

"O aplicativo é muito simples e autoexplicativo. O usuário vai fazer a solicitação colocando o endereço do destino desejado e o ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de marcação de assento, informa horário do embarque, dá uma previsão do horário de desembarque, valor da passagem e pronto! É a tecnologia a serviço do cidadão, trazendo mais agilidade e conforto", destacou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O trajeto é realizado pelo Corredor Metropolitano ABD, o que proporciona uma viagem mais rápida, pois os ônibus param apenas para os passageiros que adquiriram previamente a passagem para o trajeto.

O serviço especial conta com elevadores para pessoas em cadeira de rodas dos dois lados do veículo, além de diversos itens de conforto: ar-condicionado, entretenimento de bordo via streaming, Wi-Fi de banda larga e tomadas USB.

A implantação da linha irá beneficiar os passageiros da região do ABCD. A frota inclui três veículos rodoviários que operam nos dias úteis, realizando 37 viagens por dia.

Corredor ABD - O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) é um corredor exclusivo para ônibus e trólebus gerenciado pela EMTU/SP. Possui 33 km de extensão e liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Esse corredor possui nove terminais metropolitanos, gerenciados pela EMTU/SP: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara. Ao todo, mais de 300 mil pessoas passam diariamente pelo Corredor.

EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário