Luís Alberto Alves/Hourpress
O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como "Batalha do Tuiuti" e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Travada em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o Exército brasileiro foi comandado pelo General Osório.
A Rua 24 de Maio (foto), que fica no Centro de SP, teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão do dia 21 de abril de 1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá.
Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879, ela já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Avenida Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, dando assim livre trânsito ao logradouro. Em 1974 foram inaugurados os "calçadões" da Rua 24 de Maio, bem como os de outras ruas do chamado "centro novo", como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário