Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Luiz Gushiken

 

Participou da fundação do PT em fevereiro de 1980 e da CUT (Central Única dos Trabalhadores)

Luís Alberto Alves/Hourpress

Nascido na pequena cidade de Osvaldo Cruz (SP), Luiz Gushiken era o primogênito dos sete filhos de Shoei e Setsu Gushiken.  Ainda jovem, mudou-se para a capital paulista. Em 1970 começou a trabalhar como escriturário no Banespa (Banco do Estado de São Paulo) e ali ficou até 1999. 

Formado em Administração de Empresa pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), logo iniciou a vida política como sindicalista. Presidiu o Sindicato dos Bancários de SP, de 1984 a 1986. Participou da fundação do PT em fevereiro de 1980 e da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Eleito deputado federal três vezes, inclusive na Assembleia Constituinte de 1988, coordenou as campanhas presidenciais de Lula, em 1989 e 1998. Foi chefe da secretaria de Comunicação da presidência da República na gestão Lula, quando saiu do governo em 2006 para cuidar da saúde. Morreu em 2013. A Avenida Luiz Gushiken (foto) fica no Jardim São Luiz, Zona Sul de SP.


  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário