Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 4 de março de 2020

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua da Graça



Só nos finais de semana e feriados é que se parece com a Rua da Graça do passado


Luís Alberto Alves/Hourpress

Nome tradicional de uma antiga capela dedicada à Nossa Senhora das Graças no Bairro do Bom Retiro, Centro. Ela ficava próxima  a atual  Rua Barra do Tibagi. a Rua da Graça (foto) tem sua origem na Rua Ribeiro de Lima, vizinha do Jardim da Luz. 

Toda essa região do bairro fazia parte da chácara Bom Retiro. Em 1811 o local acabou loteado, coincidindo com o auge da imigração italiana para São Paulo. Ali, diversas casas são construídas. A Rua da Graça foi arborizada por tipuanas, plantadas na gestão do prefeito Antonio Prado. 

Essa rua serviu de fonte de inspiração para a canção de Inezita Barroso, "Lampião de Gás". Hoje, infelizmente ela perdeu muito do seu encanto, com a derrubada das antigas e tradicionais casas de tijolos dos imigrantes italianos, e muito do seu arvoredo original. Só nos finais de semana e feriados é que se parece com a Rua da Graça do passado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário