De acordo com a Defesa Civil, ainda há 28 desaparecidos
Agência Brasil
Subiu para 21 o número de mortos em decorrência das chuvas na Baixada Santista. De acordo com boletim atualizado pela Defesa Civil do estado de São Paulo há pouco, ainda há 28 desaparecidos. No Guarujá são 17 mortos e 21 desaparecidos; em Santos são três óbitos e cinco desaparecidos e em São Vicente, um óbito e dois desaparecidos. O número atual de desabrigados é de 118 no Guarujá, 3 em São Vicente e 150 em Santos. Há ainda 100 desalojados em Santos e 20, em São Vicente.
Na manhã de hoje (4), o Instituto-Médico Legal (IML) de São Paulo liberou os corpos de 15 vítimas, entre eles, os de dois irmãos de 6 e 3 anos, o de um bebê de dez meses e o de uma menina de 11 anos. Há ainda um idoso de 60 anos. A idades das outras vítimas (quatro homens e seis mulheres) variam entre 25 a 43 anos.
O governador do estado de São Paulo, João Doria, disse, no Twitter, que o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil segue mobilizado e acompanhando as buscas por desaparecidos e as ações de prevenção a novos deslizamentos.
“Além disso, uma série medidas já foram adotadas para amparar as famílias desabrigadas. Dentre elas, envio de ajuda humanitária e oferta de aluguel social”, disse o prefeito, aproveitando para agradecer o empenho e o trabalho das equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, dos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e de geólogos.
Aqui no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de SP, seguimos mobilizados e acompanhando as buscas por desaparecidos e as ações de prevenção a novos deslizamentos. Além disso, uma série medidas já foram adotadas para amparar as famílias desabrigadas.
Estado mantém mais de 200 homens em operação de resgate na Baixada Santista
Equipes realizam trabalhos de busca a desaparecidos nos municípios de Guarujá, Santos e São Vicente
O Governo de São Paulo mobiliza mais de 210 homens na operação de buscas aos desaparecidos na Baixada Santista. As equipes formadas por policiais civis, militares, técnico-científicos, bombeiros e oficiais da Defesa Civil prestam apoio aos municípios de Guarujá, Santos e São Vicente, que foram fortemente impactados pelas chuvas da madrugada de terça-feira (3). Os trabalhos envolvem resgate, salvamentos e identificação das vítimas.
O balanço mais recente aponta um total de 21 óbitos e 28 pessoas desaparecidas. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros e das Polícia Militar estão concentrados no Morro do Fontana (Santos), no Parque Prainha (São Vicente) e nos morros do Macaco, Cantagalo e Engenho (Guarujá), pontos de deslizamentos com relatos de familiares sobre desaparecimentos de vítimas. As ações na Vila Valença (São Vicente) e morros da Penha e do Tetéu (Santos) foram concluídos.
A Defesa Civil presta apoio nas buscas, com equipes in loco, e ainda realiza contínuo monitoramento por meio do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, localizado na capital. O órgão também tem atuado diretamente no encaminhamento das 15,6 toneladas em itens de ajuda humanitária enviadas pelo Governo do Estado aos desabrigados da Baixada Santista.
A Polícia Civil, por meio da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, realiza a perícia e identificação das vítimas. As ações são feitas pelo Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), com apoio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Até o momento, 15 corpos de vítimas foram liberados às famílias e outro está em processo de necropsia e identificação.
Desenvolvimento Social
Na tarde desta quarta-feira, a secretária de Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, estará no Guarujá e realizará uma reunião de secretariado com os nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de fornecer orientações sobre antecipação de benefícios e apoio às vítimas das chuvas. Além do encontro, a Secretária vai visitar um dos abrigos temporários da região e entregar 500 kits de higiene pessoal para as pessoas desalojadas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário