A Exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil, destaca a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo e outros. A mostra destaca também a vida de mulheres pioneiras como Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Irmã Dulce e Dorina de Gouvêa Nowill. A curadoria é do professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.
Com rico material iconográfico, objetos, painéis e mídia eletrônica, palestras e visitas programadas para escolas, a exposição oferece um extraordinário exemplo de iniciativas de empreendedores que alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades e realizaram sonhos. Uma fonte incrível de aprendizagem e de inspiração para as gerações atuais e futuras, que anima o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes do país.
Mais informações, palestras e agendamento para escolas em https://pioneiros.fea.usp.br
Serviço – exposição Pioneiros & Empreendedores: Até 1º de dezembro de 2019 De terça a domingo, das 10h às 17h – entrada gratuita Centro de Referência em Inovação SEBRAE // Palácio dos Campos Elíseos Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos, 01205-903 São Paulo-SP
Ficha técnica da exposição Pioneiros & Empreendedores: Curadoria: Jacques Marcovitch Projeto Museológico: Maria Cristina Oliveira Bruno, Viviane Longo Implementação e coordenação museológica: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais Coordenação Educativa: Marina de Toledo Projeto Expográfico: BM Urbanidade e Arquitetura Projeto Audiovisual: Estúdio Preto & Branco Projeto Gráfico e Comunicação Visual: Partícula Planejamento Visual Gráfico
MAIS INFORMAÇÕES
Exposição destaca a trajetória de empreendedores pioneiros que mudaram a história do Brasil Exposição destaca a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo, Ermírio de Moraes, Luiz Queiroz, Julio Mesquita, Jorge Street, Lundgren, Guinle, Simonsen, Jafet, Roberto Marinho, Feffer, Klabin-Lafer, Fontana, Antunes, Benchimol, Queiroz, Gerdau, Diniz e outros que foram estudados pelo Projeto Pioneiros, realizado pelo professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.
Depois de receber quase 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, a exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil está sendo apresentada em São Paulo até 1º de dezembro, no Centro de Referência em Inovação SEBRAE, localizado no Palácio dos Campos Elíseos.
Objetivo é divulgar o exemplo desses pioneiros para inspirar jovens estudantes de ensino médio e escolas técnicas, universitários de Administração, Economia, História, Arquitetura, Engenharia e outros cursos superiores, professores, pesquisadores e público em geral.
Uma das principais atrações da exposição é a inclusão de oito mulheres pioneiras. Suas trajetórias e iniciativas duradouras certamente influenciarão os visitantes jovens para a construção de seu projeto de vida.
Os pioneiros Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual nas diversas regiões do país:
- Brasil Monárquico: Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.
- Primeira República: Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.
- Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.
- Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.
- Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro?
Mulheres Pioneiras Uma das atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo é a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri e Veridiana Valéria da Silva Prado.
A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição. As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.
A exposição Coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS do Estado de São Paulo, a exposição Pioneiros & Empreendedores valoriza a memória do empreendedorismo pioneiro e elucida suas características pedagógicas e repercussões contemporâneas, aproximando-a de um público amplo, mais especificamente do segmento juvenil e universitário. A mostra lança um olhar transversal em relação à história do Brasil, com foco na reciprocidade constante entre trabalho e visão pioneira, nas escolhas e na multiplicidade de caminhos percorridos pelos empreendedores.
Maior cidade e principal centro econômico-financeiro do país, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo se destaca como polo educacional, científico, cultural, social e político. A história paulista está fortemente associada a iniciativas de grande número de empreendedores, personagens que, segundo o professor Jacques Marcovitch, criador do Projeto Pioneiros, “alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades, realizaram sonhos”. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário