Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Geral: Casamento marca Dia Nacional de Luta da População de Rua em Guarulhos (SP)



O casal se conheceu nas ruas de Guarulhos (SP)

Redação

 O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, foi marcado pelo casamento de dois ex-moradores de rua de Guarulhos. A cerimônia, recheada de emoções, foi realizada no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População de Rua) da Prefeitura de Guarulhos, na Vila Augusta. A data foi escolhida em memória aos 11 anos do massacre da Praça da Sé, onde morreram sete pessoas.

 De véu e grinalda, Marisa Alves da Silva, de 33 anos, tem muito a comemorar: além da festa de casamento, ela recebeu um apartamento do programa Minha Casa Minha Vida, no Pimentas, onde vai morar com Edvaldo Correia da Silva, de 56 anos.

 Os noivos se conheceram por acidente. Marisa vende balas no farol e caiu em uma cratera de onde ele a resgatou. No Centro Pop o casal estreitou os laços de afeto e se apaixonaram. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social  (SDAS) providenciou o tratamento de Edvaldo em uma clínica, para que ele superasse o alcoolismo. Depois de seis meses, ele recebeu alta e está pronto para iniciar uma nova vida ao lado da noiva.

                                                       Avanço

A Prefeitura tem investido com muitas ações na recuperação de pessoas em situação de rua e os resultados confirmam o quanto está dando certo a política pública para esse setor. De acordo com a SDAS, nos últimos três anos, o número de pessoas nessa circunstância caiu de 420 para 296. Ou seja, 124 delas recuperaram a autonomia e os vínculos sociais, e deixaram definitivamente as ruas.

O avanço nessa área se deve principalmente à implantação de cinco novos equipamentos: dois Centros Pop (onde eles são atendidos durante o dia), duas repúblicas (onde eles adquirem independência financeira) e um albergue exclusivo para mulheres (onde as moradoras de rua podem abrigar seus filhos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário