Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Radiografia de Sampa: Avenida Nadir Dias de Figueiredo




Luís Alberto Alves

Pioneiro da industrialização de São Paulo. Nadir Dias de Figueiredo, nasceu em 1891. Iniciou sua atividade empresarial no início do século XX, depois de ter trabalhado como empregado nas oficinas da Casa Guinle. Seu primeiro estabelecimento foi instalado no bairro da Liberdade, onde juntamente com seu irmão Morvan Dias de Figueiredo, se especializou na eletrificação de luminárias a gás.

 A guerra de 1914, abriu um novo mercado, permitindo a substituição das importações de equipamentos elétricos. A empresa só se consolidou no ramo de vidros em 1932, com a compra de uma indústria falida, a Cristaleira Baroni, até então a principal fornecedora de peças para os lustres produzidos por Figueiredo.


Durante a II Guerra Mundial, compra a Fábrica de Louças Santa Rita, e juntamente com Roberto Simonsen, Eduardo Jafet e Manuel Barros Loureiro, funda a Companhia Bandeirantes de Seguros Gerais. Foi posteriormente indicado para presidente da Fiesp, e nomeado líder Número Um da indústria brasileira. Faleceu em abril de 1983. A Avenida Nadir Dias de Figueiredo (foto) fica na Vila Maria, Zona Norte de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário