Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Xavier Curado




Luís Alberto Alves

 Joaquim Xavier Curado, Conde de São João das Duas Barras, nasceu na Vila de Meia-Ponte, Goiás, em 1º de março de 1743. Alistou-se no Exército com apenas 20 anos de idade, seguindo em 1774 para o Sul, durante a invasão espanhola das províncias Cisplatinas. Em 1800, foi elevado a Coronel e provedor de D. Catarina.

 Como Marechal de Campo seguiu para Buenos Aires e em 1811 invadiu a Banda Oriental com duas colunas do Exército. Promovido a Tenente- General em 1813, fez a Campanha contra Artigas.

 Foi governador das Armas da Côrte, deputado à Assembléia Legislativa pela província de Santa Catarina, Conselheiro de Guerra, membro do conselho Supremo Militar e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.

 Também Grã-Cruz da ordem do Cruzeiro, comendador da Ordem de São Bento de Aviz e de várias outras. Possuía também as medalhas das campanhas de 1811 e 1815. Faleceu em 15 de setembro de 1830. A Rua Xavier Curado (foto) fica no Ipiranga, Zona Sul de SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário