Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Geral: Rede social domina campanha eleitoral



Facebook lidera no site de redes sociais entre os candidatos políticos

Luís Alberto Alves

 Pesquisa realizada pelo ESPM Media Lab sobre "100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro 2006-2014" divulgada no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, demonstra que o Facebook é o site de redes sociais (SRS) dominante nas campanhas dos 100 casos analisados, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%, Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SpundCloud e Formspring.me).

 A pesquisa também analisa os usos isolados e combinados entre os principais SRS e, neste dado, o Facebook continua liderando com 29% isolado, com 19% em conjunto com ações no Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.

 Em uma amostra de 56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias digitais; 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e 28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).

 Dentre os objetivos das campanhas nos SRS: 81% são institucionais, 56% de relacionamento, 50% publicitárias e 37% promocionais. As agências foram responsáveis por 78% das criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%. Dentre as agências, Ogylvy & Mather e África lideram as criações com sete casos, seguidas de Almap BBDO com e DM9DDB com 4 casos.

 Durante o Fórum Digital ESPM MediaLab foi lançado um portal www.casosmedialab.espm.br através do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa e, a partir de hoje, as empresas e as agências interessadas poderão inscrever novos casos, que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as próximas pesquisas do ESPM MediaLab.

                                                               ESPM Media Lab
 O ESPM Media Lab é um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (M.E.D.I.A). Foi implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao incremento da cultura digital.

 O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM. Fica sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário