Facebook lidera no site de redes sociais entre os candidatos políticos |
Luís Alberto Alves
Pesquisa realizada pelo ESPM Media Lab sobre
"100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro
2006-2014" divulgada no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, demonstra que o
Facebook é o site de redes sociais (SRS) dominante nas campanhas dos 100 casos
analisados, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%,
Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo,
SpundCloud e Formspring.me).
A pesquisa também
analisa os usos isolados e combinados entre os principais SRS e, neste dado, o
Facebook continua liderando com 29% isolado, com 19% em conjunto com ações no
Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas
entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.
Em uma amostra de
56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias
digitais; 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e
28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).
Dentre os objetivos
das campanhas nos SRS: 81% são institucionais, 56% de relacionamento, 50%
publicitárias e 37% promocionais. As agências foram responsáveis por 78% das
criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%. Dentre as
agências, Ogylvy & Mather e África lideram as criações com sete casos,
seguidas de Almap BBDO com e DM9DDB com 4 casos.
Durante o Fórum
Digital ESPM MediaLab foi lançado um portal www.casosmedialab.espm.br através
do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa e, a partir
de hoje, as empresas e as agências interessadas poderão inscrever novos casos,
que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as
próximas pesquisas do ESPM MediaLab.
ESPM
Media Lab
O ESPM Media Lab é
um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções
Artísticas (M.E.D.I.A). Foi implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o
objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das
principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da
comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao
incremento da cultura digital.
O laboratório é
operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado,
pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM.
Fica sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto
sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade
Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário