A maior parte dos turistas internacionais
que vieram ao Brasil tiveram como principal motivação a Copa do Mundo,
segundo a pesquisa do Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de
Pesquisas Econômicas (Fipe). No intervalo entre um jogo e outro os estrangeiros
aproveitaram para conhecer o litoral e a culinária local, além de
aproveitar as festas relacionadas ao evento.
|
As belezas do Brasil não foram ignoradas na Copa do Mundo |
As
praias brasileiras foram o principal atrativo dos visitantes estrangeiros
(78,9%) que estiveram no país. Eles aproveitaram também para conhecer a
gastronomia (74,7%) e fazer compras (68,1%). Turistas de 203 nacionalidades
visitaram 378 municípios brasileiros e permaneceram, em média, 13 dias no
país.
As motivações confirmam as pesquisas
regulares realizadas pelo MTur, que apontam o lazer como principal
interesse de mais de mais de 40% dos estrangeiros, seguido de negócios,
eventos e convenções, com cerca de 25%.
Embora o Mundial tenha sido a principal
motivação de 92,3% dos visitantes, outros 7,7% dos estrangeiros que vieram
ao Brasil tinham como motivação rever parentes e amigos, além de fazer
turismo de lazer ou negócios. Eles vieram participar de cursos, congressos,
feiras, peregrinações e tratamentos de saúde, de acordo com levantamento do
Ministério do Turismo.
As diversas atividades realizadas pelos
estrangeiros durante a Copa resultaram em recorde na receita cambial
turística para os meses de junho. No total, os estrangeiros gastaram US$
1,4 bilhão, se somados os meses de junho completo e julho até o dia 23. O
valor é 41,59% superior aos gastos feitos nos dois meses completos do ano
passado (US$ 993 milhões).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário