Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Túnel do Tempo: Morte de Malcom X



Malcom X era o oposto de Martin Luther King


Luís Alberto Alves

Líder negro assassinado: No dia 21 de fevereiro de 1965 o defensor dos direitos dos afro-americanos, Malcom X (Al Hajj Malik Al-Shabazz) foi morto a tiros. Durante alguns anos, ele conseguiu mobilizar os brancos dos Estados Unidos sobre seus crimes cometidos contra os negros.

 Nascido em Omaha, Nebraska, na infância viu o pai morrer assassinado por radicais que não gostavam da população negra. A mãe, com problemas mentais, foi internada no hospital e Malcom adotado, viu a família ser separada.  

 Quando se mudou para Boston passou a se envolver com más companhias e usar drogas. Trabalhou em várias funções até ir morar no bairro do Harlem. Entrou para o crime. Acabou preso por 11 anos. Ali conheceu o islamismo por meio do irmão mais novo, Reginald. Virou discípulo do líder muçulmano radical Elijah Muhammad.

 Logo voltou às ruas em 1952. Aproveitou os anos de cadeia para ler vários livros. Passou a recrutar fieis nas ruas e abriu diversas mesquitas. Virou personalidade especialista em islamismo, deixando em segundo plano personalidades como Martin Luther King e o presidente John F. Kennedy.

 Porém sua fama provocou ciúmes no seu mentor, Muhammad.
 Porém uma frase que disse a respeito do assassinato de Kennedy revoltou a população, principalmente os negros, que passaram a criticar o islamismo. Malcom acabou condenado, por Muhammad, a ficar em silêncio durante três meses.

Numa viagem à Meca voltou menos radical e fundou a Organização da Unidade Afro-Americana, grupo não religioso e não sectário. Era tarde. Morreu com vários tiros na sede sua organização, diante da esposa e de suas quatro filhas. Três muçulmanos foram acusados do homicídio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário