Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Radiografia de Sampa: Rua 24 de maio


A Rua 24 de Maio fica na região central de SP


Luís Alberto Alves

 O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Ele ficou conhecido como "Batalha do Tuiuti", considerada a mais sangrenta do conflito. Ocorrida em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai.

 Nessa ocasião, o Exército brasileiro foi comandado pelo General Osório. A Rua 24 de Maio teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão em 1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá.

 Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879 já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Avenida Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, facilitando o trânsito.


 Em 1974 foram inaugurados os "calçadões" da Rua 24 de Maio, bem como os de outras ruas do chamado "centro novo", como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano. Seu nome foi oficializado em 1916. A Rua 24 de Maio fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário