Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Radiografia de Sampa: Alameda Ministro Rocha Azevedo


Alameda Ministro Rocha Azevedo atravessa a Avenida Paulista

Luís Alberto Alves

 O Dr. Álvaro Gomes da Rocha Azevedo nasceu na cidade de Campanha (MG) em 26 de janeiro de 1864. Fez seus estudos de Humanidades na sua cidade natal. Veio para São Paulo em 1881, onde prosseguiu na escola. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1888. Foi assíduo colaborador de vários jornais, notadamente do "Revolução" e do "Conjuração", de sua cidade natal, do "Binóculo", de Vila Bocaina - São Paulo, e do "Monitor Paulista", de Mococa.

 Abolicionista convicto, sempre defendeu com sua palavra a justa causa. Propagandista da República, fundou, quando ainda estudante, o Clube Republicano Mineiro e, depois de formado, o Centro Republicano de Mococa. Em 1889 começou a advogar naquela cidade. Proclamada a República, foi nomeado Intendente Municipal dessa comarca, e vice-presidente da Intendência.

 Ingressou na magistratura, exerceu, de início, o cargo de juiz de Direito de Mococa, em substituição ao efetivo. Posteriormente reassumiu suas funções, nelas se conservou até ser nomeado juiz subistituto de Jundiaí, em 1891, lugar esse que ocupou até 1892. Em 1893 pediu demissão do cargo e a partir dessa data passou a dedicar-se exclusivamente à Advocacia em São Paulo, em cujo Fórum militou até 1º de maio de 1920, período esse interrompido pelo tempo em que exerceu o cargo de prefeito.

 Em 1905 foi eleito vereador municipal de São Paulo, deixou de exercer seu mandato, apesar de já ter sido expedido o diploma, por haver sido anulado o pleito. Novamente eleito vereador para o triênio de 1908 a 1910, integrou a Comissão de Justiça e em 1916 foi vice-presidente da Câmara e membro da Comissão de Justiça em todos os três anos de Legislatura, assumiu por duas vezes, a Presidência.

 Em 1916, numa assembléia que consagrou os melhores elementos do Partido Republicano Paulista, no distrito da Consolação, foi eleito diretor político. Em 1919 assumiu o cargo de prefeito, que exerceu até 20 de janeiro de 1920. Em 1º de maio de 1920 assumiu a Secretaria da Fazenda, no exercício de cujo cargo, em 08 de abril de 1924, foi nomeado Ministro do Tribunal de Contas.

 Em 1924 assumiu a Secretaria do Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, acumulou as duas Pastas até o término do quatriênio. Ocupou outros cargos de importância. Foi agraciado pessoalmente por S. M. o Rei Alberto da Bélgica, com a Comenda da Ordem da Coroa; possuiu também a Comenda da Ordem do Sol Nascente, do Império do Japão.

 Era sócio benemérito da Associação Beneficente dos Empregados Municipais e da Sociedade de Beneficência Brasileira, em Portugal, membro honorário da Cruz Vermelha Brasileira da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, da Câmara Americana do Comércio de Santos e da Liga dos Municípios Brasileiros, do Rio de Janeiro. Faleceu na Capital Paulista em 30 de outubro de 1942. A Alameda Ministro Rocha Azevedo fica no bairro do Jardim Paulista, região da Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário