Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Geral: Saiba como combustível batizado prejudica seu carro



 
Combustível adulterado prejudica o motor do carro

Redação
 O motor começa a falhar, a marcha lenta fica instável e o barulho que lembra um pino batendo aparece toda vez que se liga o carro. Esses podem ser indícios de que o combustível que você está usando no seu carro está adulterado. Economizar alguns centavos por litro em um posto de procedência duvidosa pode sair bem caro quando as consequências aparecem, conforme conta o consultor da Oficina Brasil, Antônio Cesar Costa.
 A adulteração do combustível ocorre pela adição de produtos químicos que não fazem parte da sua constituição original, visando aumentar a quantidade e consequentemente o lucro na comercialização. Os produtos mais utilizados para a adulteração são o próprio álcool quando em quantidade acima do permitido por lei e também solventes como a água raz e benzina industrial.

 "O combustível adulterado causa desgastes prematuros nas partes móveis do motor, pois gera acúmulos de materiais que dificultam a lubrificação. Além disso, a bomba de combustível também é afetada pelos solventes, vindo a ter sua vida útil bastante reduzida.", explica Antonio Cesar Costa.

 Em carros com injeção eletrônica, os problemas podem ser maiores, uma vez que o sistema tentará se auto ajustar para compensar a adulteração causando um maior consumo. Nesses casos, um dos indícios pode ser a luz de advertência da injeção no painel do veículo acesa.

 Quando se identifica algum dos sintomas o ideal é uma visita na oficina para uma rápida revisão do sistema. Para evitar todas essas dores de cabeça o motorista deve sempre cuidar onde abastece o carro. Nunca abasteça em postos que não garantem a procedência do combustível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário