Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Álvares Penteado



A Rua Álvares Penteado fica no Centro velho de SP

Luís Alberto Alves


 Antônio Álvares Leite Penteado, conhecido como Conde Álvares Penteado, nasceu em Mogi Mirim (SP) em 1852. Como agricultor exerceu a sua atividade na cidade de Casa Branca, na Fazenda Palmares, considerada como fazenda modelo. Como industrial, fundou em São Paulo, as fábricas; Santana e Cia Paulista de Aniagens, ambas de fiação e tecidos de juta, cooperando assim para o desenvolvimento industrial do Estado.

 Em 1907, a Escola Prática de Comércio encontrava-se em sérias dificuldades financeiras, sem sede em que pudesse funcionar. Álvares Penteado, percebendo as grandes vantagens que poderia provir de um curso aperfeiçoado de comércio, em um gesto generoso cedeu à Escola Prática os recursos necessários.

 Deu-lhe terreno, belo edifício e mobiliário completo. Assim socorrida, iniciou a Escola sua existência, preparando centenas de moços para os trabalhos comerciais. Em homenagem a este gesto foi dado ao estabelecimento, o nome de "Escola de Comércio Álvares Penteado". Faleceu no ano de 1912.  A Rua Álvares Penteado fica no Centro velho de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário