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quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Geral: Rede social domina campanha eleitoral



Facebook lidera no site de redes sociais entre os candidatos políticos

Luís Alberto Alves

 Pesquisa realizada pelo ESPM Media Lab sobre "100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro 2006-2014" divulgada no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, demonstra que o Facebook é o site de redes sociais (SRS) dominante nas campanhas dos 100 casos analisados, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%, Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SpundCloud e Formspring.me).

 A pesquisa também analisa os usos isolados e combinados entre os principais SRS e, neste dado, o Facebook continua liderando com 29% isolado, com 19% em conjunto com ações no Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.

 Em uma amostra de 56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias digitais; 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e 28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).

 Dentre os objetivos das campanhas nos SRS: 81% são institucionais, 56% de relacionamento, 50% publicitárias e 37% promocionais. As agências foram responsáveis por 78% das criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%. Dentre as agências, Ogylvy & Mather e África lideram as criações com sete casos, seguidas de Almap BBDO com e DM9DDB com 4 casos.

 Durante o Fórum Digital ESPM MediaLab foi lançado um portal www.casosmedialab.espm.br através do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa e, a partir de hoje, as empresas e as agências interessadas poderão inscrever novos casos, que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as próximas pesquisas do ESPM MediaLab.

                                                               ESPM Media Lab
 O ESPM Media Lab é um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (M.E.D.I.A). Foi implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao incremento da cultura digital.

 O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM. Fica sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira.


Economia: Investimento em publicidade cresce quase 10% em 2014 no Brasil





Luís Alberto Alves

 O otimismo demonstrado pelo mercado deve ser confirmado com o aumento do investimento em publicidade em 2014 e 2015, aponta levantamento realizado pela Carat, empresa de mídia e pesquisa da Dentsu Aegis Network. No Brasil os gastos com publicidade deverão aumentar 9,4% neste ano.
Copa do Mundo e Eleições foram os maiores investimentos

  Os principais motivos para o crescimento no País são a Copa e eleições. “Entre as 10 principais categorias, o setor de varejo segue como o maior investidor, com destaque para o segmento de alimentos”, afirma Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Brasil e Isobar Latam. “Continuamos apostando em um cenário extremamente positivo para o mercado nacional no ano que vem. A expectativa prevista de crescimento é de 8,1%, com investimentos em todos os tipos de mídia”, concluiu o executivo.

  A América Latina, segundo o levantamento, continua sendo a região a atingir as maiores taxas de crescimento da publicidade. Além do bom resultado do Brasil, o crescimento de dois dígitos na Argentina (levantado pela inflação alta no mercado) e na Colômbia, com taxas de 31,3% e 13,2%, respectivamente, também contribuíram para o destaque da região. A expectativa de crescimento na mercado latino-americano para 2015 é de 11,8%. As previsões apontam também crescimentos nos de mais mercados, como Ásia (5,5%), América do Norte (4,9%), Europa Ocidental (2,7%).

  Baseado em dados recebidos de 59 mercados nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, o levantamento da Carat prevê um incremento, de modo geral, nas receitas de publicidade global da Dentsu Aegis Network de 5% em 2014, o mesmo crescimento para 2015.

  Ainda de acordo com o levantamento, a mídia que deverá atingir o maior crescimento em investimento publicitário é a digital, com 16,1%. O mercado digital também deverá ter um incremento global em 2014, chegando a 20,5%, e deverá ultrapassar o share de revistas e jornais pela primeira vez em 2015, quando alcançará um aumento de 22,6%. A expectativa é de que os investimentos em impressos devem continuar em declínio e as outras mídias devem crescer entre 3% e 5%, nesse ano e 2015.



Variedades: Cuba Libre estréia nos cinemas amanhã (18)








Luís Alberto Alves

 Através do retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba (do grupo teatral Satyros) a Havana depois de 53 anos sem pisar no seu país, CUBA LIBRE coloca em discussão a luta pelos direitos dos homossexuais num ambiente extremamente machista como a ilha governada durante décadas por Fidel Castro, hoje comandada por seu irmão Raúl.  

 Nos primeiros anos da revolução cubana, os homossexuais eram confinados em campos de concentração, onde eram obrigados a cortar cana de sol a sol. Nos dias de hoje, foi criado um decreto pela filha de Raúl Castro, Mariela (diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e uma ativista pelos direitos da comunidade LGBT), que obriga o respeito e a aceitação de todos os gays. Convidada pelos Satyros, a equipe do filme chegou a Havana no auge desse momento histórico em que os homossexuais estavam literalmente tentando “sair do armário”, e a presença da musa Phedra de Córdoba foi marcante nesse processo, tendo sido recebida até mesmo pelo ministro da cultura do país.

 CUBA LIBRE mostra ainda a decadência da ilha, que “parece estar sentada sobre um barril de pólvora”, como comenta em entrevista ao filme o dramaturgo Reinaldo Montero, autor da peça Liz, que foi encenada pelos Satyros, em Havana. O documentário foi rodado em locações ainda hoje clandestinas (apesar do decreto assinado por Raúl Castro), como boates gays na periferia da capital cubana, além de centros culturais que celebram datas como o dia do orgulho gay e denunciam a repressão na ilha, relembrando momentos históricos como Stonewall, em que muitos homossexuais, lésbicas e travestis foram reprimidos num bar de Nova York, em 1969.

 Conduzido pelo carisma da musa dos Satyros, Phedra de Córdoba, CUBA LIBRE focaliza essa guinada histórica em Cuba, mas também está falando do Brasil e do resto do mundo. Um filme que acompanha os passos de uma artista transexual que, antes de entrar em cena, sempre se pergunta: “Será que eu sou essa imagem no espelho ou será que essa imagem é o meu verdadeiro eu?”. Phedra criou uma personagem para si mesma e moldou-a em carne e osso, com o próprio corpo.

 Em CUBA LIBRE, Phedra, está em busca do próprio passado, apesar de seus entes queridos já estarem todos falecidos, e também de locais que marcaram sua vida, como o palco onde pisou pela primeira vez e descobriu a sua verdadeira vocação de artista. O filme é ainda um acerto de contas com um passado de repressões e discriminações, mas sem perder a ternura jamais.




segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Túnel do tempo: Último presos saem da Casa de Detenção



Luís Alberto Alves


Fim da Casa de Detenção: No dia 15 de setembro de 2002, os últimos detentos (foto) deixam a Casa de Detenção, no  Carandiru, Zona Norte, em São Paulo. O então governador Geraldo Alckimin falou sobre a construção de novos presídios e do projeto de revitalização do Carandiru.

Radiografia de Sampa: Rua Maestro Elias Lobo



Luís Alberto Alves

 Elias Alvares Lobo nasceu em Itu em 09 de agosto de 1834. Sob a proteção do padre Diogo Antonio Feijó fez os seus primeiros estudos dedicando-se decididamente à música, para qual demonstrou desde jovem extraordinária vocação.

 Como compositor iniciou-se escrevendo músicas para dança e para bandas militares. Em 1863 escolhido para diretor da Ópera Nacional, declinou do convite por ser pobre e precisar trabalhar para manter sua família. Em 1875 convocou, em São Paulo, um Congresso de Professores de Música para tratar dos interesses materiais, morais e intelectuais da classe.

  Lutando sempre com dificuldades deixou renome de maestro consumado e numerosas produções atestadoras de sua capacidade musical. Compôs a primeira ópera cantada em português: "A noite de São João", com letra de José de Alencar. Faleceu em São Paulo em 15 de dezembro de 1901. A Rua Maestro Elias Lobo (foto) fica no Jardim Paulista, Zona Sul de SP.


Geral: Vendas de smartphones passam de 13 milhões no segundo trimestre de 2014



As vendas de smartphones chegaram a 13,3 milhões
Luís Alberto Alves

 A IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, divulga os dados consolidados do mercado de celulares no Brasil no 2º trimestre de 2014. De acordo com o estudo Mobile Phone Tracker Q2, foram vendidos 17.9 milhões de aparelhos entre os meses de abril e junho, sendo 13.3 milhões de smartphones (75%) e 4.6 milhões de feature phones (25%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 22% nas vendas de smartphones e queda de 16% nas vendas de feature phones.

 "O resultado do segundo trimestre para smartphones ficou acima da nossa previsão e representa um recorde de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. É a primeira vez que o País entra nesse patamar de 13 milhões e o mundo ultrapassa a marca de 300 milhões de smartphones vendidos. A expectativa é o bom momento persistir e um novo recorde ser batido nos próximos dois trimestres de 2014", afirmou o analista de mercado da IDC Brasil, Leonardo Munin.

 Os dados confirmam que a instabilidade vista em outros segmentos da TI e o baixo crescimento da economia não afetaram a categoria de smartphones. Para o analista da IDC Brasil, existem quatro fatores que explicam o momento: aumento do portfólio de produtos aliado à queda nos preços por parte dos fabricantes, um maior investimento dos canais em cima desta categoria – principalmente o varejista, a inclusão deste dispositivo na MP do Bem e a prorrogação da isenção de impostos para smartphones por parte do governo, e o fator principal que é o usuário com um desejo cada vez maior em estar conectado de onde ele estiver.

 Dos aparelhos vendidos no 2º trimestre, mais de 90% são Android e o ticket médio ficou em R$ 700.

 Leonardo Munin não acredita no fim dos celulares sem sistema operacional, porém, ressalta que cada vez menos modelos estarão disponíveis no varejo nos próximos anos. Para 2018, por exemplo, a IDC Brasil projeta que essa categoria de dispositivo não chegue a 5% do volume total do mercado. Até o final do ano, a previsão é que 3/4 das vendas sejam de smartphones e apenas 1/4 de feature phones.

 Para ele, a chegada de produtos com preços mais atrativos e com configuração mais potente está acelerando a migração de feature phones para smartphones. A título de comparação, em 2013, dos celulares vendidos 53% eram smartphones e 47% feature phones. Para esse ano, a projeção é de 75% de smartphones e 25% de feature phones. Historicamente, as vendas de smartphones no Brasil sempre vinham atrás da média da América Latina e mundial. “Desde o terceiro trimestre de 2013, no entanto, ocorre uma inversão e hoje a participação de smartphones no mercado de celulares no Brasil é maior tanto da média da região como da média mundial”, afirma o analista.

 Segundo o analista da IDC Brasil, o smartphone com tela acima de 5 polegadas, o chamado phablet, também já caiu no gosto dos brasileiros. "Os aparelhos inteligentes estão se tornando cada vez mais um 'computador de bolso' e, quanto maior a tela, mais cômodo é para o usuário navegar pela internet, ler conteúdos, assistir vídeos e jogar”. A tendência dos phablets pode ser confirmada pelo crescimento das vendas: 128 mil aparelhos em 2012, cerca de 2.2 milhões em 2013 e, para 2014, a expectativa é que as vendas cheguem perto dos 5 milhões de dispositivos.


Geral: Dor de cabeça atinge 90% dos brasileiros


A dor de cabeça é um dos males que mais atingem os brasileiros

Luís Alberto Alves

 Cientificamente denominada como cefaleia, a dor de cabeça é um dos males que mais atingem a população brasileira, vivenciada por 90% das pessoas no país, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). As cefaleias podem ser dividas em dois grandes grupos: primárias e secundárias, sendo o último grupo em geral mais grave, como resultado de enfermidades específicas no sistema nervoso central. 

 "Consideramos como primária quando a dor desencadeada no indivíduo não tem uma causa específica orgânica, ou seja, trata-se de uma resposta do organismo e do cérebro a situações de pressão, preocupação, medo, por exemplo, podendo ocorrer repetidas vezes no dia ou na semana", disse o Dr. Rubens Gagliardi, professor titular de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

 A enxaqueca é uma das formas de cefaleia e também se divide em dois tipos principais: com e sem aura. "A forma sem aura, normalmente, é caracterizada por uma dor pulsátil, acompanhada, em geral, por náuseas e vômitos. Além disso, sua periodicidade não é definida. A forma com aura pode se manifestar com diferentes sintomas, como alterações sensitivas, visuais motores, entre outras menos comuns", explicou o Dr. Gagliardi. 

 De acordo com a SBCe (Sociedade Brasileira de Cefaleia), a dor de cabeça tensional é a mais comum e acomete 78% da população, seguida da enxaqueca, que atinge 16% das pessoas. As mulheres são as mais afetadas devido, principalmente, a grandes alterações hormonais a que estão submetidas.

 A cefaleia pode se manifestar em crianças, adultos e idosos; e a enxaqueca, contudo, é predominante na faixa etária dos 15 aos 40 anos e em mulheres. Segundo o Dr. Gagliardi, o diagnóstico deve considerar o histórico do paciente, com informações que vão desde sua rotina de atividades, alimentação, características das crises, manifestações concomitantes, achados clínicos e avaliação genética. 


 Entre os hábitos alimentares, é importante a individualização de cada um, pois as respostas podem ser bastante diferentes entre os pacientes. Em geral, deve-se investigar eventual prejuízo das crises com o consumo de chocolate, de bebidas alcoólicas e de produtos gordurosos, potencialmente agravante das crises e, se tal prejuízo for confirmado, esses tipos de alimentos devem ser evitados. 

 Ao contrário dos demais tipos, a cefaleia em salvas é mais presente nos homens. "É um distúrbio que ocorre em um lado da cabeça, causado por uma dor forte, aguda, rápida e com tendência a repetição. Outros sintomas são lacrimejamento dos olhos e congestão nasal", detalhou o professor.

 Embora comuns, as dores de cabeça não são normais. Na maioria das vezes, as pessoas se automedicam e não obtêm sucesso. "Sem dúvida, a automedicação não é recomendada, pois pode ocultar problemas mais sérios. No caso de cefaleias frequentes ou atípicas (as que se apresentam com um padrão de dor diferentemente do usual), deve-se procurar um neurologista para investigação diagnóstica e correta orientação", finalizou o Dr. Gagliardi.