Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Túnel do Tempo: EUA assinam cessar- fogo no Vietnã

Os Estados Unidos perderam cerca de 58 mil soldados na Guerra do Vietnã



Luís Alberto Caju

Pausa na Guerra: No dia 27 de janeiro de 1973, os Estados Unidos assinam acordo de cessar-fogo com Vietnã.  O conflito começou em 1965, quando o governo norte-americano enviou tropas para sustentar o Vietnã do Sul, que enfrentava rebelião de nacionalistas e comunistas. Porém, o gigantesco poder econômico e militar dos EUA não foi capaz de impedir a vitória dos Vietcongues em 30 de abril de 1975.

 O saldo dessa guerra deixou cerca de 4 milhões de vietnamitas mortos, além de outros 2 milhões de cambojanos e laocianos e aproximadamente 58 mil soldados dos Estados Unidos. Sem entrar na batalha, China, Coreia do Norte e a então União Soviética (extinta em 1992) forneceram apoio bélico aos guerrilheiros vietcongues. Em 1976 nascia a atual República Socialista do Vietnã, unificando os dois países.

 A cobertura diária da imprensa provocou forte oposição e divisão da sociedade norte-americana. No final da década de 1960, os jovens lançaram o movimento Paz e Amor, recusando cortar cabelos e barbas. Muitos não aceitavam prestar o serviço militar no Vietnã, de onde muitos voltavam mortos ou deficientes físicos ou mentais. Outros retornaram aos Estados Unidos dependentes químicos de drogas como heroína e morfina. O documentário Corações e Mentes, de 1974, descreve de forma realista este conflito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário