Postagem em destaque

Crônica: Surpresas desagradáveis pregadas pelo tempo

Pixabay   Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O   tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...

terça-feira, 14 de maio de 2019

Geral: 92% dos brasileiros com mais de 60 anos usam smartphones



Mapeamento Tsunami Prateado conduzido com 2.242 prateados apontou que somente 10% dos brasileiros com mais de 60 anos não possuem smartphone; entre os que contam com o aparelho, 92% dos entrevistados, o uso para cuidar da saúde é muito significativo


Luís Alberto Alves/Hourpress

Encontrar a avó tricotando no sofá de casa ficou para trás. Ao contrário do estereótipo, tecnologia e envelhecimento caminham juntos; o retrato da participação das ferramentas digitais entre essa parcela da população é bastante relevante. Para os prateados, as novas tecnologias são janelas para o mundo: 92% dos maduros possuem smartphone; o índice é de 51% entre os 75+ e 96% entre os com até 64 anos. Os dados são da pesquisa Tsunami Prateado,conduzido pela Pipe.Social e Hype60+ com 2242 seniores. A pesquisa traz um Raio-X inédito sobre quem são e como vivem os prateados brasileiros. A geração prateada – mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, segundo dados do IBGE –, tem um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associados somente aos mais jovens. Na prática, os maduros trocaram as agulhas de crochê e a bengala pelos teclados dos smartphones: namoram online, acessam banco, assistem vídeos, cuidam da saúde e muito mais.
De acordo com o mapeamento nacional, apenas 10% dos seniores declararam não estar em nenhuma rede social; entre os entrevistados com até 64 anos, 85% possuem computador/notebook; entre os que possuem smartphone, 96% têm até 64 anos. Quando perguntados sobre as atividades feitas no celular, entre as 10 atividades estão 91% ligações; 81% acessam redes sociais; 80% pesquisam na internet; 66% tiram e gerenciam fotos/vídeos; 64% checam e-mails; 61% assistem a vídeos; 60% acessam o banco; 51% ouvem música; 58% usam navegadores e GPS; e 55% pedem táxi e UBER. Entre os 75+, os principais usos são: 82% ligação; 40% táxi e UBER; 39% ouvem música; 32% acessam redes sociais; 29% tiram e gerenciam fotos/vídeos; 27% pesquisam na internet – inclusive temas envolvendo saúde –; 26% assistem a vídeos; 21% checam e-mails; 20% acessam o banco; 20% usam navegadores e GPS.
Os prateados aproveitam os meios digitais para chegar à maturidade com saúde. O mapeamento revelou que a perda da saúde é uma preocupação e, nessa fase da vida, os maduros intensificam os cuidados com o corpo: exames preventivos, atenção com a alimentação e prática de exercícios físicos. Entre os entrevistados com mais de 55 anos, 83% realizam check-ups preventivos anuais.
Dados da Central da Catarata – negócio de impacto social que dá acesso à população de baixa renda a cirurgia de correção da opacidade no cristalino – corrobora com a pesquisa Tsunami Prateado. Levantamento da empresa com os usuários detectou que os pacientes acima de 65 anos acessam informações sobre a cirurgia da catarata na versão mobile.   
“A versão mobile predomina em todas as faixas etárias no número de acessos no site da Central, mas não imaginávamos encontrar um número significativo entre os idosos. Os usuários de 50 a 64 anos correspondem a 14% na versão mobile, enquanto 5% acessam pelo desktop”, afirma Guilherme de Almeida Prado, fundador do negócio.
Perda da visão
A dificuldade de enxergar causada pela catarata é considerado um dos primeiros sinais comuns durante o processo de envelhecimento. A doença atinge 13% da população brasileira acima dos 60 anos ou mis de idade, segundo o Ministério da Saúde. Aproximadamente 25 milhões de pessoas, sendo destes, 28,7% foram diagnosticados com catarata. Um contingente de 7.175 milhões de pessoas. A incidência anual da catarata na população madura é de 5%, ou seja, a cada ano, 1.250 milhão de brasileiros precisam realizar o procedimento cirúrgico.
A catarata é a primeira causa da cegueira e apesar da catarata ser reversível, a partir do procedimento cirúrgico, cerca de 40% dos pacientes não estão sendo operados. Em cinco anos, de 2012 a 2017, os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram 13%, contra um aumento de 19% do número de maduros.
A decisão de submeter à cirurgia está diretamente relacionada à qualidade de vida, mas esbarra no custo. Criada em 2017, a Central da Catarata tem o objetivo social de aumentar o acesso das pessoas à cirurgia, oferecendo condições exclusivas de preço, formas de pagamento facilitadas e processos transparentes. O negócio de impacto social já realizou mais de 500 cirurgias somente no primeiro ano.
São três centros cirúrgicos de renome em São Paulo; cabe aos pacientes decidir o local de atendimento: IPEPO - Instituto da Visão, Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP).  O processo de afiliação das clínicas é baseado em três pilares: médicos formados nas melhores universidades, clínicas com mais de 20 anos de experiência e todas especializadas em catarata. Além disso, as clínicas devem compartilhar do mesmo objetivo social da Central da Catarata e oferecer parte dos seus horários com condições mais acessíveis para a população.
Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem um custo mais acessível do que o praticado pelo mercado. Apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, a cirurgia de catarata envolve diversos profissionais: equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Por conta disso, a Central da Catarata desenvolveu com as clínicas afiliadas um pacote da cirurgia envolvendo todos os custos, dando mais transparência para os pacientes. A acessibilidade não é relacionada apenas ao preço, o processo simples e acolhedor de agendamento também é um diferencial no atendimento aos pacientes. A equipe da empresa orienta, tira dúvidas, envia informações e vídeos e oferece o pacote de cirurgia das clínicas afiliadas para quem solicita. Não há troca de dinheiro e nenhum vínculo com o paciente – que não seja o de suporte emocional para a tomada desta importante decisão.
 Sobre a Central da Catarata
Maior central de agendamento de cirurgia de catarata do país, a Central da Catarata tem o objetivo de garantir acesso das pessoas de baixa renda à cirurgia de catarata. Fundada em 2017, o negócio social já realizou mais de 500 cirurgias de cataratas. A iniciativa conta com três clínicas afiliadas em São Paulo, todas com centros cirúrgicos próprios: Instituto da Visão (IPEPO); Clínica Oftalmológica Guarnieri e Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP). O processo de afiliação das clínicas é norteado por três pilares: médicos formados nas melhores universidades; clínicas com mais de 20 anos de experiência; e especializadas em catarata.  Como negócio de impacto social, a Central da Catarata tem viabilizado cirurgias a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. No pacote estão incluídos os custos com equipe médica, sala cirúrgica, exames oftalmológicos, lente intraocular e consultas pós-operatórias. Esse custo é possível mediante uma estratégia simples: utilizar horários vagos nesses centros de excelência oftalmológica para atender a população de menor renda. Em 2019, a expectativa é realizar mil procedimentos www.centraldacatarata.com.br

Geral: Grupo MGT anuncia detalhes da edição 2019 do maior encontro de talentos do Mundo


O tão esperado evento, que  acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, promete superar a edição de 2018


Redação/Hourpress

Considerado o maior evento do segmento – “O ENCONTRO” é o Maior Encontro de Talentos do Mundo, onde todos os selecionados das etapas do Projeto Passarela se juntam em busca de conhecimento sobre a carreira artística. Os selecionados se reúnem em uma maratona para vivenciar uma imersão no meio artístico. O evento traz diversas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens que sonham em ser atores, modelos, cantores, ou trabalhar de forma direta ou indireta no meio artístico. Durante o Encontro, os participantes têm contato com os melhores profissionais do mundo da moda, tv, cinema e teatro, e contam com diversos benefícios que o Grupo MGT proporciona aos talentos. São várias premiações, bolsas de estudo e oportunidades de carreira.

Em 2019 as competições serão para as categorias: Atuação - modelo - canto - youtuber - dança (através da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil) - bolsas artísticas educacionais - IMTA (evento internacional). Sendo neste ano,  dentro das categorias citadas serão analisados novas modalidades como: Atuação: monólogo - leitura dramática - teste de vídeo; Modelo: comercial - fashion - marcas  (marcas conceituadas irão ao evento para escolher perfis para suas campanhas publicitárias).

Para oferecer uma experiência inesquecível, a equipe MGT, juntamente com Marcelo Germano, cuida de todos os detalhes. O ambiente e as atividades são totalmente voltadas para oferecer oportunidades únicas a cada participante. E, para deixar essa edição ainda mais especial duas atrações já estão confirmadas: Larissa Manoela e Bela Fernandes.

Outra atração imperdível é a final do Concurso NFW ( O NEW FACES OF THE WORLD), que tem como objetivo abrir caminhos para novos modelos oferecendo a chance de iniciar uma carreira  de sucesso da forma correta, com assessoria e gerenciamento. Entre suas descobertas estão nomes como Marcelle Bittar, Viviane Orth, Danielly Silva, Lucas Kittel, Pablo Coelho, Luana Dachery, entre outros.

Economia: Investidor P2P investe em média mais de R$ 8,5 mil no Brasil



Segundo  estudo da fintech IOUU, o Estado com maior concentração de profissionais que atuam nesse nicho de mercado é São Paulo, ao agregar 30,81% desses investidores

Redação/Hourpress
Aos poucos o crédito coletivo (peer-to-peer ou P2P) está crescendo no Brasil e ganhando cada vez mais popularidade. De acordo com um levantamento do perfil do profissional que atua nesse nicho de mercado no País, realizado pela IOUU, fintech de peer-to-peer lending que criou solução baseada em economia colaborativa para propor alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito, apontou que o valor médio investido é de R$ 8.643,37.
Além disso, o estudo registrou que a grande maioria desses investidores estão no Estado de São Paulo, somando 30,81%; seguido pelo Rio de Janeiro com 9,42%, Minas Gerais com 5,5%, Rio Grande do Sul com 4,25% e Distrito Federal com 4,18%. Outro dado interessante apresentado é que a renda mensal desse profissional está entre R$ 6.000,00 e R$ 20.000,00, sendo que 88,5% dos investidores são homens e 11,5% são mulheres.
Já a faixa etária média desse público é de 35 anos, sendo que separado por gênero, se mantém a mesma média de idade. “O investidor busca uma maneira de rentabilizar seu dinheiro e diversificar a carteira de investimentos. A diversificação possibilita a diminuição do risco em relação ao capital investido, já que o investidor consegue apostar em várias frentes e não apenas no P2P. Em relação a rentabilidade, ele também aceita correr algum risco para multiplicar seu patrimônio e garantir um futuro melhor”, acrescenta o CEO da IOUU, Bruno Sayão.
Ainda de acordo com o executivo da fintech, este tipo de investidor apesar de ter conhecimento sobre os riscos que envolvem cada operação, almejam transparência no fornecimento das informações sobre as empresas tomadoras e maior segurança possível durante a análise de crédito, pois precisam ser criteriosos a fim de minimizar a inadimplência. Por isso, a orientação é sempre clara quanto a este profissional procurar diversificar seus investimentos em P2P, assim como acontece com outras modalidades tradicionais, para minimizar riscos.
Bruno Sayão vê com bons olhos o crescimento desse mercado no Brasil, embora ainda haja um longo caminho para percorrer, uma vez que outros tipos de aplicações, como ações e criptomoedas, por exemplo, já contam com mais de 1 milhão de adeptos no país. “Acredito que para o País ainda é o começo de uma expectativa promissora de uma proposta que visa desafiar e reinventar o mercado financeiro tradicional”, finaliza.
Sobre a IOUUA IOUU é uma fintech de peer-to-peer ou P2P lending que criou solução baseada em economia colaborativa para propor alternativas financeiras para empresas que necessitam de crédito. Desde o lançamento da plataforma, em março de 2018, a empresa alcançou o volume de empréstimos de R$ 5.769.597,00 para 87 micro e pequenas empresas. Atualmente, conta com 8 mil usuários cadastrados e cerca de 2.500 investidores. A expectativa de crescimento da IOUU para 2019 é de 500% e pretende atingir R$11 milhões em empréstimos cedidos. A empresa espera realizar um nova rodada de investimento este ano.

Geral: Transexualidade à luz da ginecologia




Redação/Hourpress

Evento traz a São Paulo, a americana Marci Bowers, ginecologista e cirurgiã transexual norte-americana, que também se dedica a fazer vaginoplastias de restauração funcional do clitóris   


O tradicional Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia chega à 29° edição. Promovido pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), acontece de 15 a 18 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo.  


Dedicado aos ginecologistas da capital paulista e região, tem programação densa. A audiência terá contato informações sobre novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas das lesões genitais e atrofia vaginal como laser, radiofrequência não ablativa e fracionada. Além disso, o Encontro de Atualização apresentará conhecimentos básicos para aqueles que estão em preparação para a prova de Qualificação em PTGI e Colposcopia.  

Haverá a participação de especialistas renomados no cenário nacional e internacional. Destaque para a médica americana Marci Bowers, pioneira na prática cirúrgica de Reatribuição Genital. Atuante em Burlingame, na Califórnia, ela visita o Brasil pela primeira vez com a missão de levantar a discussão sobre Transexualidade.   

Marci conquistou reconhecimento e diversos prêmios durante a sua trajetória. É a primeira mulher que, simultaneamente, tem uma história pessoal e realiza cirurgias transgênero. Ela também carrega o título de primeira cirurgiã americana a aprender a técnica de restauração funcional do clitóris após mutilação genital feminina.  

Dedicada à ginecologia, ocupa espaços em vários programas populares dos Estados Unidos e já foi homenageada como uma das 100 pessoas LGBT mais influentes na Lista de Poder do Orgulho Mundial do jornal The Guardian.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia – Capítulo São Paulo, Marcia Fuzaro Terra Cardial, é essencial que o tema seja introduzido ao ginecologista, para que possa tratar dessas pacientes com o mesmo carinho e competência.  

“No tangente ao tratamento global desta paciente, além de prevenção de câncer de mama e genital, é necessário que também consulte o urologista para a prevenção do câncer de próstata”  

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Fundo do baú: Soulful Strut, a música que foi prefixo de rádio em SP



Luís Alberto Alves/Hourpress

Década de 1960. Você talvez se lembra desta música que tocava na maioria dos bailes. Era época da rádio Excelsior que depois virou CBN. Ela tinha um programa na década de 1980 que o DJ Johnny Black adotou esse hit como prefixo. Curiosidade: um dos bateristas desta banda Young-Holt-Unlimited logo no início do grupo foi Maurice White, que em 1968 fundou a Earth Wind & Fire, em atividade até hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=yX1XSOzDPik

#soulfulstrut
#blackmusic

Chumbo quente: No Rio de Janeiro, a violência vem do céu




As balas não escolhem quem atingir e geralmente acertam inocentes


Luís Alberto Alves/Hourpress

Não é mais novidade para ninguém que a cidade do Rio de Janeiro virou sinônimo de violência em qualquer época do ano. Antes, as balas perdidas encontravam as vítimas nos calçadões ou nos congestionamentos da Avenida Brasil ou as ruas que ficam nos pés dos morros.

Agora, ela vem do alto. O (des)governador Wilson Witzel (PSC/RJ) deu sinal verde para o helicóptero da Polícia sobrevoar áreas supostamente de riscos e atirar contra suspeitos. O problema é que dependendo da altura, todos os gatos são pardos. As balas não escolhem quem atingir e geralmente acertam inocentes, principalmente crianças.

Em vez de investimento para reduzir a violência, principalmente em educação e melhores salários na Segurança Pública, a opção ficou com a licença para exterminar. Nesta guerra, os pobres e negros são as bolas da vez. A morte deles não provoca passeatas ou discursos acalorados no Congresso Nacional. Não passam de números nas estatísticas.

Este helicóptero nunca vai sobrevoar os condomínios de luxo, onde na maioria das vezes moram os tubarões que mandam no crime organizado. Essa minoria influente dificilmente é atingida, principalmente pela Justiça, que no Brasil, sempre, é manipulada pelo dinheiro.

*Luís Alberto Alves é diretor de redação do hourpress.com. br e jornalista há mais de 30 anos. Trabalhou nos principais veículos de comunicação de SP. É expert em Política Internacional, Segurança Pública, Economia, Música, Veículos, Gospel Music, Sindicalismo e Meio Ambiente. É grande estudioso de Black Music, arranjador e músico de formação clássica.
 #violênciaRiodeJaneiro

Geral: Praça da Moça completa 10 anos e sorteia apartamento de presente


Em maio deste ano o empreendimento completa uma década

Redação/Hourpress
Para comemorar seus 10 anos de história, o Shopping Praça da Moça vai sortear para seus clientes um apartamento. A ação engloba ainda o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. A premiação é inédita e uma das maiores na região. Quem passa pelo shopping e vê a planta do imóvel estampada no piso já pode se imaginar na casa nova.
“A ideia foi trazer uma grande premiação para nossos clientes neste ano de comemoração. Além desse sorteio mais do que especial, preparamos uma agenda com diversas atrações e para todas as idades ao longo de todo ano. É uma forma de retribuir o reconhecimento do nosso público e comemorarmos os 10 anos do shopping”, comenta Daniel Lima, gerente de marketing do empreendimento.
Quem fizer compras no empreendimento entre 16 de abril e 16 de junho pode participar. A cada 350 reais, que podem ser somados de compras diferentes, é possível trocar por um cupom para concorrer ao apartamento, que será sorteado no dia 17 de junho.
Além disso, quem fizer a troca das notas fiscais de segunda a quinta-feira, terá direito a cupons em dobro, aumentando as chances de ganhar. Localizado na praça de eventos, o balcão de trocas e a urna da promoção foram integrados à planta do apartamento no chão, simulando parte dos cômodos.
O Shopping Praça da Moça é o primeiro shopping da cidade de Diadema. Inaugurado em maio de 2009, trouxe importante contribuição para a valorização e o crescimento da região, oferecendo aos moradores e visitantes diversas opções de compras, lazer e entretenimento, com todos os diferenciais de conforto e segurança de um empreendimento do seu porte.
Em maio deste ano o empreendimento completa uma década de operação consolidado como um marco na cidade, em toda a região do ABC e bairros da capital paulista próximos à Diadema. Oferece aos visitantes 9 lojas âncoras, 6 megalojas e 160 lojas satélites, destacando 36 pontos de alimentação. Para o entretenimento da garotada, o Shopping Praça da Moça conta com um centro de diversão Indoor e sete salas de cinema PlayArte, com 1.800 lugares e uma sala 3D. Conta ainda com 1.210 vagas de estacionamento.
O Shopping Praça da Moça oferece também diversos serviços para garantir praticidade e conforto ao seu público, como: ambulatório, fraldário, casa de câmbio, caixas eletrônicos, agência de turismo, estética, salão de beleza, Carrefour Express, Dr. Consulta, pista de kart, academia, lavanderia e costura. Na Praça de Eventos, localizada no Piso Araucária, acontece intensa programação de eventos, sempre com uma novidade para a família toda.
Super promoção de aniversário, Dia das Mães e dos NamoradosData: 16 de abril a 16 de junho
Valor: 350 reais em compras = 1 cupom
Segunda a quinta-feira = cupons em dobro
Balcão de trocas – Piso PaineiraCertificado de Autorização SECAP nº. 06.001884/2019
Shopping Praça da MoçaRua Manoel da Nóbrega, 712 - Centro, Diadema / SP
Telefone: (11) 4057-8900
Estacionamento:  Carros 9,00 até 3 horas + 1,00 por hora adicional ou fração / Motos 9,00 a diária