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quinta-feira, 7 de março de 2019

Economia: Saiba como declarar suas criptomoedas no Imposto de Renda


Mesmo quando houver ganho/lucro, não deverão ser levadas a tributação


Luís Alberto Alves/Hourpress


Desde 2017, quando as criptomoedas atingiram o seu maior valor - sendo como principal moeda o Bitcoin - a Receita Federal exige que é necessário declarar posse ou lucros obtidos com a venda de bitcoins ou outras moedas virtuais. O manual oficial do imposto de renda diz que as moedas virtuais, muito embora não sejam consideradas como moeda nos termos do marco regulatório, devem ser declaradas na Ficha Bens e Direitos como “99-Outros Bens e Direitos”, uma vez que podem ser equiparadas a um ativo financeiro.
Esse ano, o prazo para a declaração de ajuste anual tem início em março e o encerramento do prazo para da declaração está marcado para o dia 28 de abril. Apesar da declaração estar valendo há dois anos, muitos ainda têm dúvidas sobre como declarar seus criptoativos. Para isso, José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, uma das principais corretoras de criptomoedas do Brasil, responde às perguntas mais frequentes sobre a declaração do Imposto de Renda.
Quem vendeu e obteve lucros deve declarar e/ou tributar os lucros obtidos?
Sim. É preciso declarar desde que o valor das criptomoedas alienadas supere em um determinado mês a quantia de R$35 mil. Os ganhos de alienações superiores a esta quantia em um determinado mês serão tributados, nos termos da recente alteração na legislação tributária, de acordo com a aplicação da seguinte tabela:
– 15% sobre a parcela dos ganhos que não ultrapassar R$5 mil;
– 17,5% sobre a parcela dos ganhos que exceder R$5 mil e não ultrapassar R$10 mil;
– 20% sobre a parcela dos ganhos que exceder R$10 mil e não ultrapassar R$30 mil;
– 22,5% sobre a parcela dos ganhos que ultrapassar R$30 mil;
O imposto de renda incidente sobre os ganhos acima informados deverá ser pago até o último dia útil do mês subsequente ao auferimento do ganho. Para tanto, o contribuinte deverá baixar o programa gerador do DARF. As vendas de criptomoedas por quantia inferior ao valor de R$35 mil em um determinado mês, mesmo quando houver ganho/lucro, não deverão ser levadas a tributação.

Não paguei o DARF no mês seguinte a operação, como regularizar?
Mesmo quem não pagou o DARF deverá acessar o programa gerador no link. As penalidades de multa e juros serão calculadas pelo próprio sistema após a indicação no sistema do momento do deferimento do ganho tributário.
Como se dá a declaração de moedas adquiridas no exterior?
Neste caso a declaração deve ser feita da mesma forma, pois as criptomoedas adquiridas no exterior tem a mesma natureza das criptomoedas adquiridas no Brasil.
Como deverão ser declaradas as transações cripto-cripto? E de compra P2P?
Neste caso a declaração deve ser feita da mesma forma, pois as criptomoedas adquiridas desta forma tem a mesma natureza das criptomoedas adquiridas pela forma tradicional.
Bitcoins minerados devem ser declarados? E os ganhos de criptoativos em forks?
Sim, a partir do momento que se tornarem (novos) ativos de uma pessoa, eles passam a compor os Bens e direitos dessa pessoa e passam a ser tratados da mesma forma que as demais criptomoedas.
Quem perdeu dinheiro precisa declarar?
A declaração na aba “Bens e Direitos”, no item “99-Outros Bens e Direitos”, da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, deverá corresponder ao valor das criptomoedas no momento da aquisição. Se houver uma variação negativa no valor das criptomoedas e o contribuinte continuar com o mesmo quantitativo não haverá necessidade de indicar a variação, as variações negativas só serão declaradas, portanto, quando da venda de ativos.
Isso ocorrerá apenas na entrega da declaração anual, quando do preenchimento do quantitativo na aba “Bens e Direitos”, no item “99-Outros Bens e Direitos”, da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.
Lembre-se caso você ainda tenha dúvidas, você pode consultar o seu contador (caso possua um) ou consultar o site do Imposto de Renda. Não esqueça do prazo de declaração e esteja ciente, mesmo que ainda não sejam regulamentadas, as criptomoedas precisam ser declaradas.

Veículos: Foton inaugura nova concessionária na capital paulista


  • Previsão da marca é de inaugurar 10 novas concessionárias em várias capitais e cidades brasileiras até o final de 2019
  • Meta é de fechar o ano com 30 ou mais revendas no País
Redação/Hourpress

A Foton, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, inaugurou no mês de fevereiro uma nova concessionária em São Paulo para atender consumidores de toda a capital paulista e região do ABC. A revenda é mais uma unidade do Grupo LCM, de propriedade de Luiz Carlos Mendonça de Barros, e possui localização privilegiada, próxima às avenidas Marginal Tietê e Salim Farah Maluf, Zona Leste de São Paulo.
A unidade tem três mil metros quadrados, com amplo espaço para oficina e venda de autopeças, sendo 10 boxes para atendimentos rápidos e cinco dedicados à manutenções que requerem mais tempo e espaço. Além do acesso facilitado aos caminhoneiros que trafegam pela capital paulista, a concessionária oferecerá agendamentos e serviços ainda mais rápidos aos clientes que estejam em um raio de até 100 quilômetros, localizados na região metropolitana de São Paulo.
Toda a linha nacional de 3.5 e 10 toneladas da marca estará disponível no showroom, assim como o Foton Minitruck 3.5-11 DT, veículo de entrada importado da China. A Foton possui em seu portfólio a família Minitruck que reúne os comerciais leves mais robustos de sua categoria, considerados Premium por serem equipados com itens de série completos de fábrica, além de oferecerem cabine basculante e excelente capacidade de carga.
A nova concessionária faz parte do plano de expansão de rede e portfólio da marca Foton no Brasil, que acaba de reforçar sua operação com apoio da matriz chinesa. “Nossa previsão é de abrir 10 novas concessionárias em várias capitais e cidades potenciais até o final de 2019 e encerrar o ano com 30 ou mais revendas em todo o País”, afirma o Diretor Comercial e Desenvolvimento de Rede da Foton, Ricardo Barros.
Ao começar o ano com expansão na cidade cuja frota de veículos é a maior do Brasil, o executivo ainda afirma que “a meta é expandir cada vez mais as atividades da marca e retomar o nível de produção. Temos capacidade para isso e estamos confiantes em recuperar vendas após a crise que abalou todo o setor”, analisa.
Atualmente a Foton conta com 19 representantes em 11 estados do Brasil, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Serviço
LCM Caminhões
Endereço: Rua Paulo Andrigetti, nº 1476 – Alto do Pari – CEP: 03022-000
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8:00 às 18:00
Telefones: (011) 2486-3635 / (011) 2496-3628

Sobre a FOTON
A Foton Caminhões, presente no Brasil desde 2010, é responsável pela produção, importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções.
Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, possui joint-ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins, ZF e a Daimler, sendo apontada como uma das maiores e mais valiosas companhias chinesas.
Atualmente a Foton vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da Foton fora da China. A marca já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.

Economia: A pegadinha contra Pensão por Morte na Reforma da Previdência




Ou seja, não pode mais acumular aposentadoria com pensão deixada pelo falecido ou falecida


Luís Alberto Alves/Hourpress

Incrível como ninguém deu ênfase a um item específico da Reforma da Previdência que é a parte que trata da Pensão por Morte. Hoje se duas pessoas idosas que já pagaram seu INSS por 35 anos e já estão aposentados ganham, por exemplo, R$ 1.800,00 e o outro R$ 2.500,00, e um dos dois venha a falecer o outro que ficou vivo ganha 100% de pensão relativa ao salário do que faleceu.  E com a reforma como vai ficar?

No exemplo dos valores acima o viúvo ou viúva vai ter de escolher entre ficar com a sua própria aposentadoria ou abrir mão dela e ficar com 60% da aposentadoria do seu par como pensão. Ou seja, não pode mais acumular aposentadoria com pensão deixada pelo falecido ou falecida.

O padrão de vida desse casal velho e cansado de tanto trabalhar e pagar o INSS vai cair absurdamente quando um dos dois morrer.  Quantos desses casais de aposentados ainda existem sustentando casa com filhos que já não são mais dependentes pelo Imposto de Renda, mas que ainda moram com os pais já velhos por diversos motivos? Quantos desses casais de velhos que somando suas aposentadorias custeiam remédios e planos médicos que sempre nos vemos a ter que pagar? E como vai ficar a vida deles depois dessa reforma?

Um casal precisa de uma casa para viver, se um morrer o que vai acontecer?  O outro vai morar em 1/2 casa? O outro vai pagar 1/2 IPTU?  1/2 IPVA?
Ignorância imaginar que se uma casa é mantida por duas pessoas, morrendo uma e ficando só com um salário o outro vai conseguir viver bem.

Ignorância é dizer que se o aposentado morrer a pensão não deve ficar para ninguém, uma vida vivida, mantida, idealizada por duas pessoas durante 30 ou 40 anos, uma delas vier a óbito a outra não ter direito a pensão.  O casamento é uma união de direitos iguais, de compromissos iguais. Uma aposentadoria não é um prêmio,  é  uma conquista adquirida com trabalho do trabalhador que pagou ao INSS por anos e anos, assim como qualquer outro bem adquirido durante anos de trabalho. É justo quando morrer esses bens ficarem para o governo?

Política: Bolsonaro é bobo???


Luís Alberto Alves/Hourpress

Podem chamar o presidente Bolsonaro de qualquer nome pejorativo, menos de bobo. Ao postar assuntos polêmicos na internet, repete a velha e conhecida tática do boi de piranha.

Enquanto a oposição perde tempo criticando sua postura de anti estadista, temas polêmicos ganham espaço no Congresso Nacional.

Quando seus críticos abrirem os olhos, o estrago já estará feito. Para quem não sabe, boi de piranha é o animal sacrificado no rio onde este peixe existe em grande número. O restante do gado atravessa, enquanto um deles é consumido vorazmente pelas piranhas, sem colocar em risco o rebanho. 

Geral: Musa da malhação na década de 1980, Ala Szerman ministrará palestra no evento Beleza Pura


Ao lado de Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy e Clodovil Hernandes participou da TV Mulher, na Rede Globo, apresentou quadros de ginástica aeróbica e estética


Redação/Hourpress

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a consultoria Hype60+ prestará uma homenagem às brasileiras com 50 anos ou mais. O  evento Beleza Pura reunirá, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500), um festival com workshops, oficinas, reality shows, palestras e exposições sobre o universo feminino das mulheres com mais de 50 anos. Serão abordados temas como moda, beleza, comportamento, sexo, alimentação e estilo de vida.
Ala Szerman inspirou uma geração de mulheres, na década de 1980, que começou a malhar com aulas ministradas pela pesquisadora e consultora na TV Mulher. Pioneira em promover atividades físicas na televisão brasileira, ela apresentou por seis anos um quadro de aeróbica e estética ao lado de Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy e Clodovil Hernandes. Professora de educação física e com uma carreira voltada à beleza, ela criou novos conceitos de tratamentos de estética e saúde, consagrando-se como uma das profissionais mais experientes e competentes do País. Em palestra no evento Beleza Pura– que vai homenagear as mulheres maduras em um festival no dia 8 de março, na Unibes Cultural – Ala vai contar como manter a beleza após os 70 anos. Programação completa: www.belezapura.news
Ala é russa, filha de judeus poloneses e naturalizada brasileira; formou-se em Educação Física na Escola Superior de Wroclaw (Polônia) e foi integrante da equipe de ginástica olímpica da União Soviética. Hoje, coordena o curso de Pós-graduação em Gestão de Spas e Clínicas Estéticas e cursos voltados à beleza e qualidade de vida organizados pelo Instituto de Desenvolvimento Pessoal de Ensino Superior (IDEPES). É consultora em diversos spas e clínicas estéticas.
Beleza madura
A geração de mulheres maduras brasileiras estará, pela primeira vez, no centro da homenagem do Dia Internacional da Mulher, em São Paulo. O eventoBeleza Pura celebrará a data com um festival no Unibes Cultural, que reunirá, das 10 horas às 20h30 horas, uma ampla programação dedicada às prateadas. Entre os nomes confirmados, a pesquisadora Clarice Herzog; e a especialista em marketing prateado, Bete Marin. Na ocasião será divulgada a íntegra da pesquisa que mapeou o comportamento de consumo e percepção sobre produtos e serviços voltados às mulheres maduras.  
A nova geração de mulheres 50+ é formada por baby boomers– nascidas entre 1945 e 1964 – que têm entre 55 e 74 anos, estimado em mais de 17,4 milhões no Brasil, segundo dados do IBGE.  Agentes de grandes transformações econômicas e sociais no mundo, as maduras estão conferindo um novo significado ao envelhecer. Ativas, ganham mais do que a média da população e gastam mais elas mesmas. De acordo com a pesquisa REDS sobre as mulheres com idade acima de 55 anos: 83% consideram a beleza importante, 59% não se sentem representadas pela comunicação das marcas de cosméticos; somente um terço são impactadas positivamente pela comunicação de cosméticos. Segundo Bete Marin, cofundadora da Hype60+ e coordenadora da pesquisa Beleza Pura 2019, a proposta de criar um evento para celebrar a beleza das mulheres maduras é uma resposta à uma sociedade que precisa enxergar o potencial dessas brasileiras.
“O Beleza Puraé um projeto amplo que pretende ser uma fonte de inspiração para as mulheres maduras e para as marcas que querem, genuinamente, dialogar com elas. A proposta do evento é engajar profissionais do mundo da beleza para ensinarem e aprenderem com essa consumidora. A Hype60+ tem investido em produzir conteúdo relevante sobre essa mulher e criar formas de combater a invisibilidade – que é uma queixa permanente delas. Essa é a visão que permeia o evento e todas as ações que envolvem a iniciativa”, detalha Bete Marin, uma das idealizadoras do evento.
A curadoria do evento Beleza Pura reunirá profissionais de diversas áreas – saúde, bem-estar, maquiagem, cosméticos, cabelo, moda, antropologia, marketing e trabalho – que atuam com beleza feminina e mercado de consumidores 50+. O público-alvo são as homenageadas: mulheres formadoras de opinião e influenciadoras com mais de 50 anos, além de profissionais de indústrias e serviços associados à temática.
O evento Beleza Pura - Mulheres Madurasé uma realização da Hype60+ e conta com o apoio da AgroBonfim, Unibes Cultural, Jacques Janine, Goodessence, MaturiJob, Longevidade Expo + Fórum, Grupo COUROMODA e Hair Brasil.

PROGRAMAÇÃO

10 HORAS | CREDENCIAMENTO E BRUNCH
Credenciamento e Brunch Hortifrúti oferecido pela AgroBonfim
A AgroBonfim, localizada no CEAGESP e loja no Eataly, irá oferecer um brunchexclusivo de hortifrúti em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O serviço estará disponível durante o credenciamento e nos intervalos das palestras, dos workshops e das oficinas.
 10 HORAS | EXPERIÊNCIA
Rituais de cuidados para o rosto, as mãos e os pés
Das 10 às 18 horas, Natalie Goossens Schues e a equipe da Goodessence vão oferecer rituais de cuidados para o rosto, as mãos e os pés. As convidadas poderão experimentar o frescor e a delicadeza dos produtos fabricados com ingredientes selecionados da mais alta qualidade, com extratos naturais e vitaminas. São produtos terapêuticos que não contêm corantes, conservantes nem perfumes sintéticos.
 10h30 | APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
O poder da economia da longevidade nos setores da moda e da beleza
Clarice Herzog apresenta a pesquisa inédita Beleza Pura – Mulheres Maduras 2019, que destaca as demandas do público que mais cresce no Brasil e no mundo.
Conduzida pela consultoria Hype60+ em parceria com Clarice Herzog Associados, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar, em profundidade, via focus group, as demandas de beleza e moda da geração de mulheres baby boomers, nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1964. O estudo completo revela o que pensam, os desejos de consumo e como querem ser atendidas as brasileiras com idade entre 50 e 75 anos.

No Brasil, os prateados já são 30 milhões de pessoas. Os maduros brasileiros representam uma força de quase 20% do consumo, movimentando R$ 1,6 trilhão. No mundo, a economia prateada, como um todo, movimenta US$ 7,1 trilhões anuais, sendo a terceira maior atividade econômica global. 

10h30 | WORKSHOP
Oficina de Visagismo 
A consultora de imagem e maquiadora Chloe Gaya vai fazer um bate-papo com as mulheres sobre a prática do visagismo. Dicas e técnicas de maquiagem e cabelo para harmonizar com o atual momento de vida da nova geração de mulheres maduras.

11 HORAS | PALESTRA
La Beauté n’a pas d’age (A beleza não tem idade)
Palestra de Janine Goossens, sócia-fundadora da rede Jacques Janine. Na pauta do bate-papo, a trajetória de sucesso frente à companhia de beleza, que faz parte da história do mercado brasileiro – em 2018, a rede fez 60 anos. Com 81 anos, ela atendeu a clientela até mais de 70 anos, implementou no País a profissão de esteticista e a cultura do “Dia da Noiva”. Foi pioneira, também, na maquiagem social e, com o marido, construiu a principal cadeia nacional de salões do Brasil.

11h30 | EXPERIÊNCIA
Cores, estilos e acessórios
Rogéria Maciel e Sandra Carvalho, consultoras especializadas em imagem de mulheres 50+, vão promover uma experiência de autoconhecimento e autoestima. As participantes vão descobrir as melhores cores, legitimar o estilo pessoal, adequar os melhores acessórios para diferentes tipos físicos, personalidade e momento de vida.

11h45 | PALESTRA
Fórmulas x Necessidades: a influência dos produtos na pele e no cabelo da mulher madura
Na palestra, Rosemary Miliauskas abordará as fórmulas cosméticas, as necessidades específicas e as influências dos cosméticos na pele e nos cabelos da mulher madura. Química, consultora e professora, Rosemary vai detalhar como o comportamento e os hábitos diários, os produtos ideais, os ingredientes e as formulações podem contribuir para pele e cabelos mais saudáveis.
 12 HORAS | ALMOÇO

 14 HORAS | PALESTRA
Beleza e felicidade: o que querem as mulheres?
Com mais de 25 anos de experiência e pesquisas com mais de 5 mil homens e mulheres, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg ministrará uma palestra abordando assuntos como felicidade, liberdade, diversidade, família, amizades, atividades, trabalho e relações humanas.

14h30 | CONCURSO
Desafio de maquiagem 
A consultora de imagem e maquiadora Chloe Gaya vai liderar a competição ao vivo de melhor maquiagem para pele madura. Participam do concurso cinco maquiadores profissionais da rede Jacques Janine, que darão dicas de maquiagem e cuidados com a pele.

14h30 | PALESTRA
A fisioterapia pélvica na saúde íntima de homens e mulheres
As médicas Mônica Lopes, especialista em fisioterapia pélvica, e Juliana Schulze Burti, especialista em fisioterapia pélvica, postura, ginástica feminina e geriatria, vão esclarecer – com uma linguagem acessível – qual é o papel da fisioterapia pélvica na saúde de homens e mulheres em diferentes fases da vida. Serão ensinados exercícios simples que podem ser feitos no cotidiano para manter a saúde da região pélvica, bem como dicas para o aprimoramento sexual.

14h30 | WORKSHOP
Você merece mais! Workshop Bem-viver
Simone Kobayashi é terapeuta holística e dedica a vida profissional à junção de técnicas terapêuticas para abordagem do Ser como Todo. Escreve para o Personare sobre cristais, Reiki, acupuntura, florais e outras terapias. A especialista vai promover o workshop Bem-viver: terapias e dicas para melhorar a autoestima e a vitalidade.

15 HORAS | PALESTRA
Alimente o seu corpo e alma
Virginia Nowicki, especialista Personare e autora do livro “Energize-se, dicas simples e práticas para conquistar um estilo de vida saudável e ter mais energia” abordará o tema "Alimente seu corpo e alma", apresentando caminhos práticos para o bem-viver. Apaixonada por alimentação orgânica, Virginia tem formação em Health Coachpelo Institute for Integrative Nutrition. Mantém o blog virginianow.com.br e o canal do YouTube Virginia Nowicki.

15h30 | PALESTRA
A história da ascensão feminina no mundo da ginástica
Ala Szerman participou do programa TV Mulher, na Globo, durante a década de 1980. Ela foi responsável pela ascensão feminina no mundo da ginástica, inclusive com a introdução da musculação. Aos 78 anos, Ala Szerman não pensa em parar; diz que se sente cada vez mais impulsionada em buscar novas técnicas para ajudar na saúde e no bem-estar das pessoas. Alegre e comunicativa, ela vai contar como passar dos 70 anos em plena forma, com alimentação, exercícios físicos, produtos naturais e estilo de vida.


15h30 | DEBATE
Trabalhando com Beleza & Moda após os 50 anos
A equipe da MaturiJob vai mediar o debate sobre as oportunidades de trabalho no setor de Beleza & Moda para as mulheres com 50 anos ou mais. Convidadas vão debater como as empresas do setor podem aproveitar a experiência das maduras para ampliar a divulgação das marcas, melhorar os produtos e o atendimento no ponto de venda. Um movimento de inclusão para as maduras e ganho de qualidade para as empresas.

16h15 | PALESTRA
Beleza e Moda: um raio X do mercado de beleza no Brasil e no mundo
Bete Marin, cofundadora da Hype60+ e especialista em Marketing Prateado, aborda como algumas marcas nacionais e internacionais saíram na frente e já estão atendendo as demandas das baby boomers, a geração de mulheres com idade entre 55 e 74 anos, que no Brasil somam 17,4 milhões, segundo dados do IBGE. Apresentação de cases de sucesso e exposição dos desafios para atender às exigentes consumidoras.

16h30 | WORKSHOP
O despertar feminino para o prazer
O objetivo desse workshop conduzido por Juliana Burti é promover um encontro com a essência feminina por meio de exercícios focados na saúde íntima feminina, no períneo, na sensualidade e na potencialização do prazer. Serão realizadas práticas de exercícios para reconhecer e aprender a trabalhar o períneo. Após o treinamento, as participantes serão convidadas a usar essa parte do corpo de forma integrada, desenvolvendo o autoconhecimento e também a sensualidade.

16h30 | ENSAIO FOTOGRÁFICO
Nellie Solitrenick – fotógrafa e autora do projeto #Nascidasem55, que fotografou 447 mulheres para mostrar as diferentes formas de chegar aos 60 anos – vai realizar o ensaio fotográfico com as Embaixadoras do Beleza Pura 2019.

18h30 | DESFILE
Desfile das Grisalhas
Para reconhecer a beleza das madeixas grisalhas, o evento vai promover um desfile com as autênticas, corajosas e belas prateadas do concurso “Mundo Gris”.
PREÇOS

PASSE LIVRE |Debates, oficinas e exposições: R$ 50
PASSE COMPLETO |Debates, oficinas, exposições e palestras: R$ 80
GRUPO 5+ |Debates, oficinas, exposições e palestras: cinco ingressos R$ 325 (R$ 65 por pessoa)


Variedades: Motivos para Vai-Vai cair para o grupo de acesso do carnaval de SP



Meu último desfile pela Vai-Vai em março de 1987, na Avenida Tiradentes

Foi esta cozinha que numa tarde de domingo, acompanhou a voz da Mangueira, Jamelão


Luís Alberto Alves/Hourpress

Década de 1980. Época que o samba ganhava grande espaço nas rádios FMS usando o codinome de pagode, que nunca foi um gênero musical, trata-se de uma reunião de sambistas onde são tocadas diversas canções. Nas quadras das escolas virava rotina o pessoal colocar uma mesa rodeada de vários experts na arte de versar e ficavam várias horas cantando sambas que dificilmente ganhariam as paradas de sucessos.

Com meus 20 e poucos anos frequentavam muito a quadra da Vai-Vai no bairro do Bixiga, região central de Sampa. O clímax começava no final da tarde de domingo e só terminava perto das 10h da noite. Quantas vezes ouvi Geraldo Filme, Talismã, Osvaldinho da Cuíca, Branca di Neve em início de carreira-solo suingando suas músicas no violão e a voz rouca que explodiu em todo o Brasil com o hit “Boca Louca”, autoria do cobrador de ônibus da então CMTC, Zelão.

Era a Vai-Vai sob comando do folclórico Chiclé, apelido de José Jambo, que dirigia a alvinegra do Bixiga com carinho e competência. Tempo de alegria e união. Todos trabalhavam em prol da escola, sem vaidade. Caso o carro alegórico quebrasse na passarela da Avenida Tiradentes, até compositor ajudava empurrar. Não tinha estrelas.

Lembro-me do duelo de cavaquinho e banjo entre os já falecidos Macalé e Mário Sergio, que tocou muito anos no grupo Fundo de Quintal. Um fazia a base e outro dedilhava solos de massagear os ouvidos dos amantes dos bons sambas. Nisto ninho de bambas me contentava em tocar tamborim. Foi esta cozinha que numa tarde de domingo, acompanhou a voz da Mangueira, Jamelão. Pegou o microfone, sem dizer o tom da música e despejou várias pérolas da Velha Guarda. Desceu contente do pequeno palco existente no interior da quadra da Vai-Vai. Ninguém errou os acordes de suas canções.

Já faz 23 anos que me afastei para sempre do Carnaval. Porém me surpreendi com o rebaixamento da Vai-Vai para o grupo de acesso, onde já estão Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Leandro de Itaquera. Talvez seja a falta deste companheirismo existente na década de 1980 e amor pela alvinegra do Bixiga que a mergulhou nesta crise. Pelo noticiário percebo que a atual administração é alvo de investigação do Ministério Público por suposto desvio de verba liberada pela Prefeitura. Não sou ingênuo a ponto de crer que todos são santos ali dentro, mas humildade nunca provocou danos em ninguém. E pelo visto ela anda em falta na atual Vai-Vai.

https://www.youtube.com/watch?v=lTN0oRhMsqc

https://www.youtube.com/watch?v=ejThlTcGLKc

https://www.youtube.com/watch?v=HgQdBhoI5HM

Política: Ato calculado para desviar foco de falcatruas


Mas é preciso reconhecer que eles jogam e apostam pra valer


Ricardo Cappelli 

Vamos reconstituir a cena do “crime”. No sábado de carnaval seu principal opositor sai da cadeia para o velório do neto, uma morte prematura e traumática que comoveu o país. 

As cenas de Lula caminhando de cabeça erguida e acenando para apoiadores são de um verdadeiro gigante, que demonstra estar muito vivo no imaginário popular.

A reação do “protofascista” Eduardo Bolsonaro – até Mussolini teria vergonha dele – são rejeitadas de forma áspera por vários formadores de opinião liberais.  

Nos dias seguintes, durante a festa da carne, o presidente é exaustivamente lembrado nos blocos e na avenida. “Ei Bolsonaro, vai tomar no c...”, ou “Ai, ai, ai, Bolsonaro é o c...” viram os hits do carnaval. 

No sambódromo, escolas do grupo especial denunciam os assassinatos da ditadura militar, exaltam Marielle e consagram o bode nordestino vermelho dando coices nos coxinhas.

A celebração “mundana” é a apoteose da diversidade, do respeito às diferenças, da alegria da integração no paz e amor. São estes os valores que sustentaram o resultado das últimas eleições?

Vamos relembrar o episódio do #EleNao. O movimento tomou conta do Brasil. A esquerda vibrou e acreditou estar num momento de virada. Quando vieram as pesquisas “ele” cresceu. Como? Disseminaram imagens de mulheres nuas, pessoas peladas e todo tipo de exagero nas redes para destruir o significado do movimento. Sequestraram um significante deturpado numa manobra a favor do bolsonarismo.

As cenas escatológicas dos rapazes publicadas no Twitter seguem a mesma lógica semiótica da guerra em curso no Brasil. Se o carnaval me ataca, ele é o inimigo a ser desmoralizado e aniquilado. Loucura?

Quantas pessoas rejeitam o Carnaval? O que os evangélicos pensam a respeito? Como conservadores reagiram vendo as imagens postadas pelo presidente? Bolsonaro correu risco? Não há dúvida. Mas é preciso reconhecer que eles jogam e apostam pra valer.

Fraturar a sociedade é um projeto. Estes movimentos, calculados, cumprem este objetivo. Na democracia existe maioria e minoria, que se complementam num contrato social. No fascismo, há apenas ditadores e inimigos que devem ser aniquilados. 

A disputa é entre civilização e obscurantismo. Não é uma disputa clássica entre liberais e socialistas. O objetivo é reescrever a história destruindo valores consagrados do humanismo. Querem quebrar a espinha dorsal de nossa brasilidade.

A “Lava Jato” da educação será parte desta guerra cultural, deste enfrentamento civilizacional que tentará nos transformar no paraíso mundial dos “terraplanistas”.

Em nome da democracia e da história de nosso país, Liberais, Democratas e Socialistas deveriam sentar e conversar. 

Não há ilusão quanto à convergência nas pautas econômicas. Mas é pouco provável, dada a agressividade dos ocupantes do Planalto, que ela seja suficiente para manter unida por muito tempo uma base social ampla em torno do presidente.

Em tempos sombrios, falar o óbvio é necessário. Se o projeto deles é dividir a sociedade, o nosso projeto deveria ser unir, partindo de pautas mínimas, amplas, capazes de recolocar o país no rumo da democracia. 

A bandeira democrática erguida em torno da questão nacional é a que mais temem os fascistas. Já passou da hora dela ganhar a centralidade que o momento exige.