Divulgação
Radiografia da Notícia
* Em um mercado tradicionalmente poluente, a YPF Brasil segue investindo em iniciativas ecológicas
* Mais de 60% do resíduo gerado na empresa segue para processos de reciclagem
* Preservando assim a fauna e flora local, além da sociedade presente no entorno da planta fabril
Redação/Hourpress
Em um mercado tradicionalmente poluente, a YPF Brasil segue investindo em iniciativas ecológicas, buscando evitar o impacto do descarte indevido de seus produtos no meio ambiente, preservando assim a fauna e flora local, além da sociedade presente no entorno da planta fabril.
“Nossa operação está presente desde 1998 na cidade de Diadema, na Grande São Paulo. Desde o princípio, o meio ambiente foi nossa preocupação; pensamos nele em todas as etapas de produção. Do desenvolvimento, a utilização dos insumos, o envase, as embalagens, até mesmo no envio dos produtos, todo processo segue nosso sistema de descarte ou preservação ambiental”, descreveu o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.
A maneira certa de descartar
A YPF Brasil aplica em sua planta fabril a coleta seletiva de resíduos em três etapas. Na primeira, todo o processo de lixo reciclável é coletado; atualmente, mais de 60% dos resíduos gerados pela fábrica são destinados para processos de reciclagem.
A segunda etapa refere-se ao restante do resíduo comum que é levado para um aterro sanitário. Já na terceira etapa, o resíduo perigoso segue para um tratamento autorizado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
“Além de todo esse resíduo, ainda temos o cuidado com o descarte do óleo velho ou que não pode ser utilizado para comercialização. Esse material é encaminhado para uma empresa especializada em refino de lubrificantes, onde é reaproveitado”, comenta Barbosa.
Energia limpa em todo o processo de produção
Para garantir a eficiência de todos os processos ecológicos, a YPF Brasil também investiu na utilização de energia limpa. Desde o início do ano, a fábrica contratou uma empresa especializada no fornecimento de energia elétrica de fontes renováveis.
Todo o sistema da planta foi modernizado, permitindo a eletrificação correta do maquinário e escritórios. Optar por fontes de energia limpa de baixa emissão, contribui para os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas, como também fortalece a posição de liderança em sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
“Além de trazermos mais economia para toda a fábrica, evitamos grandes impactos ambientais com fontes alternativas de geração de energia. Pensamos no controle de emissões atmosféricas e no controle de emissões de efluente líquido. Somando-se a tudo isso, fortalecemos nosso sentimento pelo meio ambiente, desenvolvendo uma indústria muito mais sustentável”, finalizou Denilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário