Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

sexta-feira, 11 de março de 2022

Geral: A convivência social entre as gerações

Como experiências de vida diferentes impactam diferentes gerações

    Freepik

As gerações mais jovens estão sendo preparadas / educadas nessa perspectiva, ou seja, superar as barreiras do out e estar on quando se trata dessas relações?


Ana Maria Florentino de Macedo

Quando falamos de relações intergeracionais podemos nos deparar com algumas reflexões: no contexto familiar contemporâneo netos ainda se sentam no colo dos avós para “contação” de histórias, sejam elas orais, ou, contidas no interior de coloridos livros infantis? As gerações mais jovens estão sendo preparadas / educadas nessa perspectiva, ou seja, superar as barreiras do out e estar on quando se trata dessas relações? Sempre esteve presente no contexto familiar e social a relação entre os mais velhos e os mais novos, envolvendo duas significativas perspectivas: resgatar o passado e investir no futuro.

Ana Maria Florentino de Macedo, graduada em Serviço Social, escreveu um capítulo para um novo livro colaborativo externalizando o pensamento acima e evidenciando o papel da educação como importante instrumento na melhoria dessas relações e na redução do isolamento social das gerações mais velhas. “Essas relações afetivas são construções a serem pensadas como um instrumento de ajuda na elaboração de uma rede de solidariedade e suporte auxiliar para cuidar e promover a saúde idosa garantindo sua inclusão social, manutenção de direitos e exercício da cidadania”, escreveu Ana.


O livro intitulado “Algumas Visões, Muitas ideias” será lançado no dia 30 de março de 2022 e a publicação será feita pela editora Laços. O exemplar faz parte do Projeto Livro em Série, organizado pela IBET Escola de Formação. É uma colaboração entre dez autores e cada um abordará um tema central dentro da educação em cada capítulo, confira os demais temas:


“Educação, família e sociedade” por Helena Blavatsky; “Educação e saúde” por Vanini Mandaj;
“Educação, sexualidade e gênero” por Júlio César Oliveira;
“Educação e autoconhecimento” por Gislaine Rossi;
“Educação e tecnologia” por Kendi Sakamoto;
“Educação financeira e empreendedorismo” por Leda Yoshida;
“Educação corporativa” por Regina Braghittoni;
“Educação inclusiva” por Arlete Salimene;
“Educação envelhecimento e intergeracionalidade” por Ana Macedo;
“Desafios da educação” por Maria da Penha.

Ana Maria Florentino de Macedo trabalha no Serviço Social.

Um comentário: