Pixabay Os seus quatro filhos se encontravam bem encaminhados Astrogildo Magno O tempo não preocupava Justino. Não dava bola para ...
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Olavo Egídio Santana
Luís Alberto Alves/Hourpress
Rua Doutor Olavo Egídio (foto) que fica em Santana, Zona Norte de Sampa, retrata a história de Olavo Egídio de Souza Aranha, nascido em 10 de outubro de 1862, em Campinas (SP). Ele foi o primeiro homem público brasileiro a promover a valorização do café como fonte de riqueza nacional.
Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1884. Muito jovem, ingressou na política de sua cidade natal, já nos últimos anos do Brasil Império. Elegeu-se, em 1887, deputado liberal da Assembleia Provincial. Com a chegada da República, filiou-se ao Partido Republicano, elegendo-se posteriormente membro do Conselho Municipal, para logo depois, eleger-se como deputado, representando São Paulo na Câmara Federal.
Ocupando os mais importantes cargos na direção do seu partido. Na gestão de Albuquerque Lins, foi chamado para a pasta da Fazenda. Foi na Agricultura que deu o melhor de seus esforços, prestigiando e apoiando o lavrador, patrocinando exposições agrícolas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todavia, onde surgiu seu merecimento, foi na sua política de valorização do principal produto brasileiro, o café.
Dirigiu em São Paulo, a Campanha Civilista, cujo visão era levar o grande Rui Barbosa à presidência da República. Trabalhador incansável, pesquisador perspicaz das necessidades de seu povo, grande inteligência, sempre a serviço do seu Estado e de sua Pátria. Precursor dos modernos métodos da cultura da terra.
Foi o primeiro que alertou os poderes públicos acerca dos problemas da erosão pelas chuvas e a evasão das riquezas das terras, pelos cultivos irracionais que se vinham fazendo. Político perspicaz, foi um dos mais audazes e esclarecidos. Faleceu em São Paulo no dia 6 de março de 1928.
Nenhum comentário:
Postar um comentário