Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Chumbo quente: UBS Vila Mariana investe no emagrecimento saudável

 

Quantos brasileiros sabem que o ideal é consumir 5g de sal por dia?

Pacientes do grupo de emagrecimento saudável diante da UBS Vila Mariana


Luís Alberto Alves/Hourpress

Como profissional de imprensa faço “mea culpa”, por que nós jornalistas só destacamos a notícia ruim e pouco espaço reservamos para o bom, o positivo, o que pode ajudar o próximo. Quando falamos de SUS (Sistema Único de Saúde), geralmente é para criticar, descer a lenha e mostrar apenas o que não deu certo. Às vezes essas críticas visam beneficiar a bilionária indústria farmacêutica e até políticos que nunca desejaram melhoria na saúde pública.

Porém, nesta seara existe algo bom. É o caso da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Vila Mariana, na Rua Pedro de Toledo, 309, Zona Sul de Sampa. Ali existe um Grupo de Emagrecimento Saudável, com reuniões todas as quartas-feiras, às 9h30. Neste encontro, com palestras, são discutidas propostas de como perder peso sem virar refém de medicamentos, apostando em dietas e exercícios físicos.

Nestes encontros, os pacientes tomam conhecimento de que num grupo de dez brasileiros, sete têm problemas de peso, que pode jogar pólvora na fogueira da diabetes, da hipertensão. São alertados de que nós consumimos 50% a mais de açúcar do que o recomendado por dia (25g/dia), que uma lata de refrigerante de cola tem 37g de açúcar, 148% do necessário por dia.

Idosos

A estratégia desta UBS não é só empurrar medicamento em cima do paciente, mas procurar conhecer a causa da enfermidade, por meio de consultas e exames, e sugerir mecanismos para que por meio de dieta saudável e exercícios físicos, seja possível voltar a ter saúde. O grupo de pacientes é composto, em sua maioria de idosos. Alguns reclamam de dores nas articulações, nas costas e desconhecem, que às vezes, estes incômodos são provocados por excesso de peso.

Antes das palestras, profissionais de enfermagem medem a pressão de todos os participantes. Nesta UBS, o aconselhamento é atacar o foco da enfermidade, não apenas receitar medicamentos, sem combater a causa do problema. Mas para o serviço ficar completo, as pessoas são orientadas a adotar dieta para emagrecer.

No almoço, é sugerido consumir Salada composta de folhas verdes escuras e amargas como espinafre, rúcula, chicória, catalônia, brócolis (cozido no vapor), repolho, couve de bruxelas. Azeite, orégano, pimenta (qualquer tipo), limão, cebola e alho.  (Sem Sal). Além de três  fatias de batata doce (sem cozinhar muito), alho e cebola. Um bife de frango grelhado ou 1 sardinha. Pode ser sardinha em lata, mas precisa lavar e temperar com alho e cebola, cenoura crua ralada. Os legumes  (chuchu, abobrinha, cebola e berinjela) devem ser cozidos no vapor. É aconselhável beber com limão, sempre, sem adição açúcar ou adoçante.

Sódio

Algumas pessoas imaginam que dieta saudável para emagrecimento significa restrição de comida. Não é verdade. O problema, de acordo com os profissionais que atuam na UBS de Vila Mariana, é a falta de informação. Quantos brasileiros sabem que o ideal é consumir 5g de sal por dia? Porém, atualmente cada pessoa ingere 2.4 a mais, ou seja, 12g diárias, sem contar o sódio que já vem embutido nos alimentos industrializados. O excesso de sal provoca hipertensão, infarto, AVC e doenças renais.

 Hourpress

Sopa de macarrão instantâneo com 48% de sódio


Quantos consumidores olham no rótulo dos produtos para saber a quantidade de sódio, gorduras, proteínas? No caso das gorduras trans, não é aconselhável exceder 2g/dia. O excesso leva ao aumento do colesterol ruim, entupimento de vasos e doenças cardíacas. Também é sugerido evitar temperos industrializados, abrindo espaço para os naturais.

No contato com os pacientes, as reclamações mais comuns são dores de cabeça, dores nas costas e tontura. Estes problemas, na maioria das vezes, podem ser solucionados com exercícios físicos que fortaleçam os músculos da barriga, pois a sua flacidez é a responsável, em muitos casos, por dores nas costas. Neste grupo de emagrecimento saudável, os participantes saem da UBS, em grupo, e fazem caminhada até a quadra de esportes da Associação Paulista de Medicina, a poucos quarteirões, na mesma Rua Pedro de Toledo.

Neste dia 15 de junho, os participantes deste grupo vão trazer de casa um prato de dieta saudável, assim como suco natural para a Festa Junina. O evento  terá palestras e orientações médicas de como continuar se alimentando corretamente, sem colocar a saúde em risco. Qualquer pessoa pode vir a essa festa, independente da idade. É gratuito. Basta apenas trazer o cartão de saúde ou do SUS e apresentar na recepção da UBS, a partir das 9h30.

Serviço:

UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Mariana, Rua Pedro de Toledo, 309, Vila Mariana, próxima à estação Santa Cruz do Metrô, Linha Azul.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, abre as 7h e fecha às 19h.

Consultas com agendamento.

Grupo de Emagrecimento Saudável se reúne no local às quartas-feiras, às 9h30. Gratuito. Qualquer pessoa pode participar. Apresentar cartão do SUS ou cartão de saúde.

Receitas de dieta saudável

Café da Manhã

- Omelete com 2 ovos (preferência caipira e orgânico) , alho, cebola, coentro, cominho, orégano e pimenta.  1 dedo pequeno de azeite extra virgem. Passar na frigideira antiaderente sem óleo.

- 1 pedaço (médio) de queijo minas frescal

- 1 porção de fruta vermelha, tais como: morango, goiaba, amora, framboesa, pitanga ou cereja. Também pode ser um abacate. Se não tiver ressecamento pode ser uma maçã.

- 10 nozes ou amêndoas

- Água com limão sempre (sem açúcar e adoçante)

Evitar consumir: pão, torrada, margarina, manteiga, açúcar e sal.

Lanche das 10h00:

- Água com limão sempre (sem açúcar e adoçante)

- 10 nozes ou 10 amêndoas (se no café consumiu uma, no lanche consuma a outra)

Almoço

- Salada: folhas verdes escuras e amargas: espinafre, rúcula, chicória, catalônia, brócolis (cozido no vapor), repolho, couve de bruxelas. Azeite, orégano, pimenta (qualquer tipo), limão, cebola e alho.  (Sem Sal).

- 3 fatias de batata doce (sem cozinhar muito), alho e cebola.

- 1 bife de frango (de preferência criado solto) grelhado ou 1 sardinha. Pode ser sardinha em lata, mas precisa lavar e temperar com alho e cebola

- Cenoura crua ralada

- Legumes no vapor (sem cozinhar muito): abobrinha, chuchu, cebola, beringela.

- Água com limão sempre (sem açúcar e adoçante)

Lanche das 15h00

- Água com limão sempre (sem açúcar e adoçante)

Jantar as 18h00

Repetir o almoço sem batata doce, frango e sardinha.

Adicionar lentilha, ervilha e grão de bico. Tudo preparado sem sal, óleo ou manteiga.

Chás para Ansiedade e Sono

- Camomila, Valeriana ou Alface. Ferver a água, descansar com camomila, valeriana ou alface e depois ingerir.

Receita de Bolo de Cenoura

    Divulgação



Ingredientes:

- 1 Cenoura grande (Vitamina A, protege a mucosa)

- 4 ovos (preferência caipira e orgânico)

- 100 ml de Óleo de Coco

- 1 xícara de farinha de coco (bater no liquidificar até virar farinha)

- 1 xícara de farinha de amêndoa ((bater no liquidificar até virar farinha)

- 1 colher de fermento químico

- 2 colheres de sopa de stevia (100% stevia), de preferência SEM Stevia ou qualquer outro tipo de adoçante ou açúcar

Preparo

- Bater os ovos, óleo de coco e cenoura até virar uma massa homogênea

- Misturar os demais ingredientes (farinha de coco, farinha e amêndoa, fermento e stevia)

- Deixar descansando

- Aquecer o forno em 180 graus

- Untar a forma com óleo de coco

- Colocar no forno por 30 a 40 minutos

Não tem recheio.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário