Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua José Antonio Coelho

                                               Hourpress


Luís Alberto AlvesqHourpress

Esta rua originou-se de um antigo caminho ou estrada que ligava a então Rua Santo Amaro, atual Brigadeiro Luis Antonio, com a chácara e curtume da Boa Vista propriedade de José Antonio Coelho. Posteriormente, o trecho próximo da Av. Brigadeiro Luis Antonio recebeu o nome de Rua Tutóia.

José Antonio Coelho nasceu no dia 25 de novembro de 1829 em uma aldeia do conselho de Pedrogão Grande, então parte da Província da Estremadura, hoje distrito de Leiria, próxima de Coimbra, Portugal. Aos 18 anos veio para o Brasil  e firmou-se como comerciante. Anos mais tarde, bem sucedido, tornou-se acionistas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

Sua maior empreitada ficou ligada ao antigo curtume existente na então chamada Várzea de Santo Amaro, a meio caminho entre o bairro do Paraíso e o Parque da Ibirapuera. Em 1873, já era o dono deste empreendimento. 

Entre 1880 e 1885, José Antonio Coelho plantou milhares de pés de eucaliptos entre a sua chácara e o atual Parque do Ibirapuera, uma vez que a casca dessa árvore era utilizada para curtir a pele e transformá-la em couro. 

Em 1890 vendeu parte de sua chácara e do curtume para o empresário Abílio Soares, tornado-se sócio da nova empresa que se chamou Cia Paulista Curtume e Fabricação de Calçados. José Antonio Coelho faleceu em São Paulo no dia 15/09/1893. A Rua José Antonio Coelho (foto) fica em Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário