Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Frederico Abranches



 Luís Alberto Alves/Hourpress

Frederico José Cardoso de Araujo Abranches nasceu em Guaratinguetá (SP) em 20 de janeiro de 1844. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1860, formando-se em 1864. Passando a residir em sua cidade natal, abriu banca de advogado e fundou os jornais "Estrela Paulista" e "O Paraíba".

 Na vida política foi eleito vereador e depois presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, cargos esses que exerceu por três quatriênios consecutivos (1868 a 1880). Transferindo a sua residência para São Paulo foi eleito vereador e depois presidente da Câmara Municipal. 

Além desses cargos exerceu o de presidente da Província do Paraná e depois do Maranhão. Ao sobreviver a República encontrava-se afastado da política para a qual o chamou de novo o seu amigo Américo Brasiliense. 

Foi, então, eleito senador estadual. Por decreto de 30 de dezembro de 1890 foi nomeado professor catedrático de direito romano da Faculdade de São Paulo, cargo em que se aposentou em 21 de julho de 1903. Faleceu em 17 de dezembro de 1903. A Rua Frederico Abranches (foto) fica na Santa Cecília, Centro de SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário