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sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Economia: Tecnologia ajuda varejo a inovar no primeiro Natal sem Papai Noel

 

Como conversar em tempo real com Papai Noel por telefone ou interagir com ele por meio de um display gigante

Redação/Hourpress

A celebração do natal durante a pandemia de Covid-19 trará mudanças significativas não apenas para os tradicionais encontros familiares, mas também para um dos setores responsáveis por promover a tão aguardada data: os shopping centers. Pela primeira vez, as decorações natalinas de diversos empreendimentos em todo o País sofrerão uma mudança inusitada: ficarão sem a presença física do personagem principal, o Papai Noel. Mas, para suprir a ausência do bom velhinho, a aposta do segmento é investir em tecnologia e criatividade.

Atento à mudança inédita, o varejo estuda alternativas seguras e de última geração para garantir a presença do grande astro, mesmo que digitalmente. Soluções pioneiras e multiplataformas vêm ganhando espaço e já estão em fase final de desenvolvimento e implantação para integrar a programação da data ao novo normal dos centros comerciais nos próximos dias.

Em um shopping do litoral paulista, uma série de ações divertidas vão mexer com o imaginário das crianças graças à tecnologia. “Este ano, o Papai Noel não poderá abraçá-las, mas uma boa conversa por telefone nós vamos garantir”, adianta a gerente de Marketing do Litoral Plaza, Jannine Bastos. Ela se refere ao “Noel Phone”, um telefone lúdico, que será instalado na decoração natalina do Litoral Plaza, para que os pequenos possam falar com o Papai Noel. O grande destaque é que o atendimento será em tempo real, já que o bom velhinho estará posicionado em uma sala interna do mall, projetada para a ação, para realizar todas as conversas telefônicas.

"Nossa grande preocupação, e desafio, foi não deixar o 'digital' esfriar a relação do público com o natal, que é tão tradicional. Passamos cinco meses imersos em pesquisas para repensar esse encontro dos nossos clientes com o natal do shopping de maneira segura. O momento pede união, ideias e propostas criativas para apresentar a figura do Noel de várias maneiras. É preciso revisitar ações e buscar novas inspirações para que a data não perca o encanto e o cliente se sinta acolhido!", comenta.

Outra iniciativa pioneira que também promete surpreender pela inovação é o display gigante chamado "Acredite na Magia": posicionado no centro da decoração, os clientes que estiverem no local poderão assistir a uma sequência de fotos do Papai Noel, na qual uma imagem será automaticamente selecionada e congelada. Surpreendentemente, a foto ganhará 'vida' com o personagem interagindo ao vivo com quem estiver acompanhando de perto no mall. Para fazer essa magia acontecer, será montada uma estrutura interna, a exemplo do ‘Noel Phone’, na qual toda a equipe responsável pela criação terá acesso a uma câmera que irá monitorar a movimentação em frente ao display.

O sucesso das lives também será integrado à nova realidade do personagem. “Na ‘Live do Noel’, ele e seus ajudantes irão interagir ao vivo com o público, pelas redes sociais do empreendimento, para apresentações musicais. Assim como o cenário para as lives, a montagem de todos os aparatos para a transmissão também serão realizados na área restrita do mall, projetada especialmente para a data”, explica a gerente do Litoral Plaza.

As famosas cartinhas de natal também ganharam repaginação. Para garantir uma maior proximidade com a realidade laboral de milhares de trabalhadores, a ação 'Home Office do Noel' contemplará a leitura dos pedidos das crianças com transmissão pelas redes sociais do shopping.

E já que a data pede celebração, 'Mini Shows' musicais com personagens se apresentando dentro de enormes caixas de brinquedos, localizadas em pontos estratégicos do mall e seguindo os protocolos de distanciamento, levarão ao público apresentações encantadoras. O objetivo é emocionar os clientes com músicas que recriam o ambiente natalino.

 



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