Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua 24 de Maio



No ano de 1879, ela já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta


Luís Alberto Alves/Hourpress

O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866, conhecido como "Batalha do Tuiuti" e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Ocorrida em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o exército brasileiro foi comandado pelo General Osório.

A Rua 24 de Maio teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal em 21 de abril de 1863.
 Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. No ano de 1879, ela já era conhecida como "Rua 24 de Maio", apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Avenida Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas.

 Em 1974 foram inaugurados os "calçadões" da Rua 24 de Maio, bem como os de outras ruas do chamado "centro novo", como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano. A Rua 24 de Maio (foto) fica no Centro .

Nenhum comentário:

Postar um comentário