Durante a ação, promovida pela EMTU/SP em parceria com a unidade Santa Cruz do CRT DST/Aids-SP, também haverá distribuição de preservativos, dicas de prevenção e bate-papo
Redação/Hourpress
Quem passar pelo Terminal Metropolitano Jabaquara nesta quinta-feira (26) pode aproveitar e fazer um teste rápido e gratuito de HIV. Agentes de saúde do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP da unidade Santa Cruz estarão à disposição dos passageiros na plataforma A do terminal, das 9h às 15h30. Distribuição de camisinhas e o bate-papo “Conversarias sem tabu” são outras atividades incluídas na campanha de prevenção à Aids.
Simples e prático, o teste é feito com a coleta de fluido oral e o resultado é obtido em até 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa recebe orientação e encaminhamento para iniciar o tratamento o mais breve possível. A unidade Santa Cruz do CRT DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, parceira da EMTU/SP nessa ação, disponibilizará mais de 300 kits para testagem.
De acordo com dados divulgados em novembro de 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o planeta. No Brasil, a estimativa do Ministério de Saúde é que mais de 800 mil pessoas sejam portadoras do vírus.
A recomendação do Ministério da Saúde é que, além de se prevenirem, pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Quanto mais cedo o início do tratamento, menor a possibilidade de desenvolver a Aids.
As formas de prevenção em linguagem simples e acessível também serão discutidas no evento no Terminal Jabaquara durante as “Conversarias sem tabu”. O objetivo da roda desse bate-papo é fazer com que as pessoas saibam o melhor jeito de evitar a contaminação pelo vírus HIV conforme o momento de vida de cada um.
Serviço
Ação: Teste rápido de HIV
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Data: 26 de setembro, quinta-feira
Horário: 9h às 15h30
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº, Jabaquara, São Paulo/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário