Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Variedades: Maria Adelaide Amaral é convidada especial do Projeto J. Safra Social



No evento, a escritora fará o lançamento de seu livro “Frida y Diego”


Redação/Hourpress

Resultado de imagem para maria adelaide amaralCom o objetivo de estimular e fomentar a reflexão sobre a produção artística nacional, o projeto J. Safra Social, promovido pelo Teatro J. Safra, recebe palestras gratuitas sobre dramaturgia, teatro e comédia com Maria Adelaide Amaral, Eduardo Figueiredo e Dani Biancardi, às quartas-feiras, de 02 a 14 de outubro, às 20h30.

Confira a programação:

02 de outubro – Ciclo Dramaturgia 
Entre os eventos, destaca-se o lançamento do livro Frida Y Diego, escrito pela renomada novelista da TV Globo, Maria Adelaide Amaral. Esse livro será lançado graças ao grande sucesso do espetáculo de mesmo nome. Na ocasião, o público poderá vivenciar a leitura de alguns trechos do livro, que terá participação especial de Leona Cavalli - atriz da Globo atualmente na novela das 18h - e José Rubens Chachá, que viveram recentemente o casal Frida e Diego em peça de grande sucesso, dirigida por Eduardo Figueiredo. Quarta-feira, dia 02 de outubro, às 20h30. 

Maria Adelaide Amaral é escritora, dramaturga e roteirista. Por dezesseis anos trabalhou na Editora Abril, até que começou a escrever suas primeiras peças. É autora de “Bodas de Papel” (1978), “A Resistência” (1979), “Ossos do Ofício” (1981), “De Braços Abertos” (peça adaptada de seu premiado romance “Luísa, uma História de Amor“, de 1986). Por suas obras teatrais, ganhou vários prêmios, entre eles, por três vezes o Molière. Escreveu também as peças “Intensa Magia” (1988) e “Se Eu Fosse Você” (1989), e, em 1992, publicou o romance “Aos Meus Amigos“. 
Em 1994, publicou “Dercy de Cabo a Rabo“, biografia de Dercy Gonçalves. Na televisão, Maria Adelaide foi pupila de Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu, dos quais foi colaboradora em várias novelas. Adaptou Anjo Mau Ti-ti-ti, da obra de Cassiano Gabus Mendes. A partir dos anos 2000, especializou-se em minisséries, tendo escrito sucessos como A MuralhaA Casa das Sete Mulheres, Um Só Coração, JK e Queridos Amigos – esta última baseada em seu romance “Aos Meus Amigos”.
09 de outubro – Ciclo Circo e Humor
Dani Biancardi, pesquisadora da comédia teatral do Brasil, traz o tema “O humor e a comédia da cena contemporânea”, e irá dividir sua experiência na “palhaçaria” e o seu olhar sobre a comédia na cena contemporânea. Sua palestra acontece na quarta-feira, dia 18 de setembro às 20h30.

Atriz, comediante e diretora artística, Dani dedica-se à pesquisa do teatro cômico e gestual há 20 anos. Formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, École Internacionale de Theâtre Jacques Lecoq (Paris) e Kiklos Teatro Scuola Internazionale (Itália). Como preparadora de elenco orientou grupos teatrais como Folias, Estável, Vertigem, e espetáculos como Mulheres Alteradas, Superadas (de Maitena) e Aprendiz de Feiticeiro (de Goethe). Já preparou atores como Andre Bankoff, Luiza Tomé, Mel Lisboa, Daniele Valente, Julio Oliveira, Oscar Magrini, Leona Cavalli e Mauricio Machado. Venceu o Prêmio Claudia da Editora Abril por todo seu conjunto de ações artísticas e culturais, em 2011.

14 de outubro – Ciclo Dramaturgia 
Para fechar o ciclo de palestras gratuitas, o diretor de teatro, Eduardo Figueiredo, faz o lançamento de seu livro “Só os doentes do coração deveriam ser atores”. Na ocasião, o ator Antônio Petrin, que compôs o elenco de novelas como Pantanal (Manchete), Marcas da Paixão (Rede Record) e Em Família (TV Globo), é convidado especial e fará leitura de trechos do livro. Este encerramento acontece na segunda-feira, dia 14 de outubro, às 20h30.

Diretor e produtor de teatro, Eduardo Figueiredo também é sócio e diretor de criação da produtora Manhas & Manias, que atua com eventos e projetos culturais. Eduardo é mestre em Teatro pela USP, encenador de diversos espetáculos e um dos principais produtores do atual teatro brasileiro. Entre as peças que dirigiu estão: “O Mistério do Fantasma Apavorado”, de Walcyr Carrasco, adaptação da obra de Oscar Wilde; “O Fantasma de Canterville”, com Bia Seidl, Petrônio Gontijo e grande elenco.

Assinou, em 2010, como autor e diretor de “Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores”, com Antônio Petrin e, em 2012, repetiu sua parceria em outro solo com o ator em “Ser Ator”. É idealizador e diretor de um dos maiores fenômenos do teatro brasileiro: “Mulheres Alteradas”, adaptação do Best seller de Maitena em cartaz desde 2010 e com um elenco de estrelas composto por: Luiza Tomé, Mel Lisboa, Adriane Galisteu e Samara Felippo. Em 2012, dirigiu outro enorme sucesso, a comédia, “100 dicas para arranjar namorado” com Daniele Valente e Christiano Cochrane, “Superadas” segunda obra de Maitena com adaptação para o Teatro de Miguel Paiva e Catarina Abdalla, Mel Lisboa, Raphael Viana no elenco.

Diretor artístico de “Frida Y Diego”, texto inédito de Maria Adelaide Amaral, com Leona Cavalli e José Rubens Chachá, grande sucesso em SP e RJ, agora em turnê.
Em 2015, estreou o espetáculo infantil ‘Aprendiz de Feiticeiro’, baseado no conto de Goethe, com adaptação para o Teatro por Antônio Calmon, que realizou temporadas de sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil de SP e BH.

E, em 2016, dirigiu os espetáculos: “Gatão de Meia Idade” de Miguel Paiva, “Um beijo em Franz Kafka”, com dramaturgia do premiado Sergio Roveri, e outra comédia “Procuro o homem de minha vida, marido já tive” da autora argentina Daniela Di Segni.

Sobre o Projeto J. Safra Social
Os ciclos fazem parte do projeto J. Safra Social, que apresenta anualmente uma programação diversificada de atividades culturais gratuitas, com o objetivo de estimular e fomentar reflexão sobre a produção artística nacional. A democratização do acesso à cultura é outro pilar do Teatro J. Safra, que promove com este projeto social a criação, formação, produção, e a difusão artística e cultural, promovendo seu acesso à população em geral. Os interessados em participar dos Ciclos de palestras gratuitas, devem ir ao Teatro J Safra, na Rua Josef Kryss, 318, na Barra Funda, 30 minutos antes do início das palestras. A casa comporta 627 pessoas.

SERVIÇO

CICLO DRAMATURGIA
Lançamento do livro Frida Y Diego
Data: 02/10 (quarta-feira)
Horário: 20h30

CICLO CIRCO E HUMOR – O humor e a comédia da cena contemporânea
Data: 09/10 (quarta-feira)
Horário: 20h30

CICLO DRAMATURGIA
Lançamento do livro Só os doentes do coração deveriam ser atores
Data: 14/10 (segunda-feira)
Horário: 20h30
                                          
Classificação: Livre
Duração: 2h30

Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3611-3042
Abertura da Casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico

Estacionamento
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) - R$ 25,00
Horário de Funcionamento da bilheteria
Quartas – 14h às 21h
Quintas, Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos
Vendas online: www.teatrojsafra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário