Redação
O frio atinge quase toda a região e alguns municípios como Novo Horizonte, Votuporanga e Riolândia registram a ocorrência de geadas, ou seja, formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura.
A região Noroeste Paulista registra uma das maiores onda de frio dos últimos anos e o município de Populina chega a registrar 3,2 ºC por volta das seis horas da manhã. Neste município a menor temperatura já registrada pela Unesp Ilha Solteira foi de 1,2ºC no dia 28 de junho de 2011 e temperaturas menores ou iguais a registrada hoje aconteceu em apenas 8 dias, ou em uma frequência de 0,44% dos dias e a última vez foi no dia 28 de agosto de 2013, quando foi registrado 3,6ºC.
Desde o dia 9 de junho, as médias de temperatura mínima na região começaram a cair como mostram os registros da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira e de acordo com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, essas baixas temperaturas vem trazendo grande apreensão à população e ao campo. "Depois das chuvas e ventos intensos, com o registro de granizos, agropecuaristas passam a se preocupar com possíveis geadas que venham a trazer novos transtornos às suas atividades econômicas, especialmente os irrigantes que tem atualmente no milho em final do ciclo e de feijão em início de ciclo. Com preços elevados do feijão, há grande expectativa de sucesso financeiro que podem ser frustrada com a possível ocorrência de geadas".
Próximo ao município de Populina, a segunda temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Paranapuã com 5,1 ºC pela manhã, sendo a temperatura mais baixa de todo o ano de 2016, ontem (12) a cidade registrou 5,6 ºC pela manhã.
A cidade de Itapura que ontem tinha registrado a menor temperatura do ano com 7,6 ºC ontem (12) pela manhã, bateu seu recorde e registrou apenas 5,8 ºC no dia de hoje superando a a mínima do dia anterior.
Em Ilha Solteira a temperatura mínima atingiu 8,6º C no início da manhã desta segunda-feira (13). Ontem (12) o município registrou 7,9 ºC, assim, temperaturas iguais ou menores como a deste domingo, a menor de 2016, só foram registradas em outras nove ocasiões em Ilha Solteira, sendo a última em 28 de agosto de 2013, com 4,9º C.
As altas umidade relativa do ar na região vem contribuindo para que a sensação térmica se pronunciasse e assim a população precisa de cuidados especiais no uso das roupas de frio, para a proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário