Redação
Até o dia 27 de abril, estarão expostos trabalhos que retratam o cotidiano e costumes das etnias que compõem a comunidade universitária
Até o dia 27 de abril, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia as exposições “Conhecendo as etnias dos estudantes indígenas da UFSCar”, “Você sabe quem somos nós?” e "Expositor de livros". As mostras apresentam peças e textos que relatam o dia a dia de algumas etnias que compõem a comunidade acadêmica e atividades voltadas para escolas de educação básica com contação de histórias, visitas monitoradas e rodas de conversas realizadas por alunos indígenas da UFSCar.
O "Expositor de livros", exposto no saguão da BCo, é resultado do projeto coordenado pela professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) Maria Cristina Comunian Ferraz e construiu um expositor de livros em polímero de alta resistência e baixa densidade, com acabamento em adesivo plástico e ligação entre as chapas feita com cordões de elástico. O material é impermeável, resistente e não se danifica com a presença de água, podendo ser montado de diferentes formas.
A exposição “Conhecendo as etnias dos estudantes indígenas da UFSCar”, instalada no Piso 1 da BCo, apresenta resumidamente textos sobre a cultura, os costumes e as particularidades de algumas etnias de estudantes presentes na UFSCar nos campi São Carlos, Araras e Sorocaba. Conforme cada ano novas etnias indígenas ingressam na UFSCar, novos textos são produzidos e divulgados por meio de pôsteres. Atualmente, estão na UFSCar 32 etnias indígenas das quais 17 estão expostas. A mostra é uma realização dos estudantes indígenas da Universidade em parceria com o Programa de Ações Afirmativas da Universidade e a Estação Cultural.
No Piso 2 da BCo está instalada a exposição “Você sabe quem somos nós?”, que apresenta textos de vários autores, indígenas e não-indígenas, que abordam a vida dos povos indígenas do Brasil de hoje. A exposição é uma realização dos Grupos PET Saberes Indígenas e Ações em Saúde.
As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8747.
Nenhum comentário:
Postar um comentário