Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 5 de abril de 2016

Geral: Clínicas do Testemunho passarão a atender vítimas da violência do Estado também do período democrático


Redação

Projeto foi criado em 2013 pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para atendimento psicológico a vítimas diretas ou indiretas da ditadura militar. Agora as ações das clínicas serão ampliadas para casos que ocorreram durante o período democrático.

 Parceria entre British Council e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, por meio do Newton Fund, vai proporcionar treinamento a agentes do Sistema Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social para atendimento a vítimas da violência do Estado. As ações serão implementadas por meio de instituições que fazem parte do programa Clínicas do Testemunho – criado em 2013 pela Comissão de Anistia para apoio psíquico a vítimas diretas e indiretas da ditadura militar.  
A atuação ampliada do programa atende à necessidade de políticas específicas para combate e reparação da violência do Estado. Relatório final da Comissão Nacional da Verdade atesta que esse tipo de violência não cessou com o fim da ditadura militar e é hoje um problema de saúde pública, principalmente entre jovens de populações economicamente vulneráveis. 
O trabalho será desenvolvido nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis, por meio das instituições com projetos selecionados na segunda fase do programa Clínicas do Testemunho e em parceria com entidades estrangeiras. A lista inclui o Instituto APPOA - Clínica, Pesquisa e Intervenção em Psicanálise em conjunto com o International Centre for Health and Human Rights e o Centre for Psychoanalysis – Middlesex University; o Instituto de Estudos da Religião (ISER) com apoio do Institute of Education at the University of Manchester e da London School of Economics and Political Sciences e, por fim, o Instituto Sedes Sapientiae e a Birbeck University of London.
Nos três primeiros anos de funcionamento o programa Clínicas do Testemunho atendeu mais de quatro mil pessoas. As ações de capacitação chegaram a cerca de 700 profissionais do SUS e do SUAS. Atendimento individuais e em grupo para as vítimas alcançaram quase 400 pessoas. De acordo com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, “as clínicas do testemunho surgem a partir da perspectiva de que as vítimas da violência do Estado precisam ter acesso a medidas de reparação psíquica. “
SOBRE O NEWTON FUND
O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 715 milhões de libras esterlinas até 2021 atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário