Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 11 de março de 2016

Radiografia de Sampa: Rua São Caetano


Luís Alberto Alves

Esta rua foi aberta a partir de 1802, época em que foi iniciada a construção do "Hospital dos Lázaros" pelo então governador da Capitania, Antonio José da Franca e Horta. Durante muitos anos permaneceu esta rua como uma simples trilha (ou caminho) que, iniciando-se no chamado "Campos da Luz" ou do "Guarepe" (atual AvenidaTiradentes), levava até aquele antigo hospital dedicado aos leprosos. 

Em 1877, ela já era conhecida como "Rua dos Lázaros" e, em 1881, ela aparece citada como "Travessa do Seminário". Nesse mesmo ano, o Arcipreste João Jacinto Gonçalves de Andrade, proprietário de vários terrenos no local, promoveu a abertura e alinhamento de um grande trecho desta rua entre as atuais Rua São Lázaro e até a Rua Monsenhor Andrade. 

oportunidade, o mesmo Arcipreste requereu à Câmara que esta rua fosse denominada como "Rua de Sam Caetano", proposta esta aceita na mesma sessão do dia 28 de março de 1881. São Caetano: Santo da Igreja Católica, fundador da Ordem dos Caetanos, ou Teatinos, nasceu em Vincência no ano de 1480 e faleceu em Nápoles em 1547.  A Rua São Caetano (foto) fica no Bom Retiro, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário