Redação
O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério
das Cidades, Luís Ramos, participa do Connect Smart Cities para falar sobre o
tema “Calçadas e sinalização para pedestres, o primeiro passo na mobilidade
urbana”. O objetivo é ressaltar a importância da democratização da mobilidade
não veicular, para que assim todos, independente de idade ou deficiência,
possam ampliar sua mobilidade.
Como as calçadas inteligentes e a sinalização para pedestres podem
contribuir para a mobilidade urbana?
Na medida em que as calçadas permitam a circulação livre e desimpedida de
barreiras a todas as pessoas, garantindo assim a possibilidade de circulação de
pessoas com mobilidade reduzida, amplia-se a capacidade do cidadão em circular,
e assim sua mobilidade. A sinalização adequada, incluindo aí a utilização de
sistemas com tecnologia incorporada de alerta e orientação a pessoas com
deficiência, também cria condições para que mais pessoas circulem ampliando
assim sua mobilidade.
Qual o modelo adequado de calçadas para as cidades inteligentes?
Luís Ramos - Aquela livre de barreiras, com redes de infraestrutura
ordenadas de forma compartilhada, preferencialmente enterradas e que permitam a
livre circulação de pedestres, com grau adequado de sinalização de orientação.
Quais os benefícios que as calçadas inteligentes podem proporcionar aos
pedestres?
Luís Ramos - O
primeiro é democratizar a mobilidade não veicular, permitindo que todos,
independente de idade ou de ser uma pessoa com deficiência, possam ampliar sua
condição de mobilidade. O outro é que, ao agregarmos modernas tecnologias de
sinalização, ampliamos ainda mais as condições de circulação com segurança para
uma maior parcela da população.
Como deve ser realizada a sinalização para os pedestres?
Luís Ramos - Seguindo as normas técnica se a legislação
incidente, com sinalização de alerta e de orientação, com tecnologia
passiva, o que inclui pintura no solo, materiais com texturas adequadas e
contraste visual, além de tecnologias de sistemas ativos como semáforos com
sinalização sonora, por exemplo.
De que forma a circulação do pedestre é priorizada?
Luís Ramos - Tornando a passagem do
pedestre a referencia para a calçada, ao invés de priorizar o acesso à entrada
de veículos nas edificações. As calçadas devem ser planas, sem degraus e com
materiais adequados.
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