Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua Nestor Pestana


Luís Alberto Alves

 Nestor Rangel Pestana, uma das figuras de maior prestígio no jornalismo brasileiro, nasceu em São Paulo - Capital, em 3 de outubro de 1877. Ingressou muito jovem ainda nessa profissão.

 Dirigiu o vespertino "A Notícia", jornal que tinha entre os seus colaboradores o Doutor Pedro de Toledo, logo depois o jornal fundado por ele e por Vicente de Carvalho, na cidade de Santos. Foi no jornal "O Estado de S.Paulo, que as suas qualidades de jornalista puderam crescer e o consagrar definitivamente.

 Entrou naquela redação, até chegar ao posto de redator-chefe, cargo que ocupou até a data a morte de Julio Mesquita. Quando passou a dirigir o Estadão juntamente com o Doutor Julio Mesquita Filho.

  Nestor Pestana se caracterizou pela prudência e elegância com que sabia se manter nos momentos terríveis em que passou o Brasil. De finíssima educação e de alta consideração da mais culta sociedade paulista, manteve distância de lutas, centrando fogo na profissão.

 Ligado às artes, teve grande colaboração no Instituto Histórico de São Paulo e Sociedade de Cultura Artística. Morreu na capital paulista em 1933. A Rua Nestor Pestana (foto) fica na Consolação, Centro de SP.






Nenhum comentário:

Postar um comentário