Redação
Durante
o recesso deste mês de julho, estudantes dos anos iniciais do Ensino
Fundamental da capital e região metropolitana podem
utilizar o computador para aprender e brincar. A Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo, com ajuda da Fundação para o
Desenvolvimento da Educação, mantém no ar o site "Hora do Recreio" (www.fde.sp.gov.br/horadorecreio). Criado com
auxílio de educadores da rede, a página reúne opções de jogos online
direcionados a crianças entre 6 e 10 anos.
A lista inclui
sugestões com atividades de Matemática, Língua Portuguesa, Ciência e Geografia.
Por agrupar um conteúdo diversificado e de fácil acesso, a ferramenta é aberta
a alunos das escolas estaduais e de outras redes de ensino. Levantamento feito
pela equipe mostra que a página é utilizada também em cidades como Rio de
Janeiro, Belo Horizonte e até Cuiabá. Todos os games são gratuitos.
"Os estudantes podem jogar sozinho ou na
companhia de amigos e adultos. Para isso basta ter um computador ou celular com
acesso à internet. A proposta é que os alunos aproveitem o recesso escolar para
descansar e também praticar de maneira lúdica o conteúdo ensinado durante as
aulas no primeiro semestre", explicou o secretário da Educação, Herman
Voorwald.
Veja alguns exemplos de brincadeiras da Hora do
Recreio
Jogo da forca (inglês e
português)
A brincadeira de
decifrar as palavras, letra por letra, fica mais dinâmica com ajuda da
tecnologia. A cada erro, a imagem de um boneco é formada. O grau de dificuldade
aumenta a cada rodada. Ideal para quem está aprendendo a ler e escrever ou já
tem noções de língua estrangeira.
Quebra cabeça Sr.
Batatoso
O famoso personagem do
universo infantil aqui ganhou o apelido de Batatoso. A tarefa é dar vida à
figura. Com ajuda do mouse, selecione parte como o chapéu, nariz e bigode. O
exercício é de coordenação e lógica.
Jogo da tabuada
Neste jogo são
apresentadas sentenças matemáticas de multiplicação como 5x9. A ideia é que os
alunos proponham desafios aos amigos e descubram quem é o “fera” na
multiplicação.
Que horas são?
"Ler" as
horas é um dos primeiros desafios para quem já sabe os números. A ideia do jogo
é que o aluno interprete a informação dada em um relógio analógico. Cada
exercício oferece quatro opções, sendo apenas uma correta.
Números lógicos
A atividade exige um
pouco mais de conhecimento matemático para a resolução dos problemas. A ideia é
que o aluno resolva cruzadinhas, círculo aritmético e equações (soma,
subtração, divisão e multiplicação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário