Redação
De acordo com uma pesquisa realizada
pela Kaspersky Lab e pela B2B International, mais da metade (54%) dos
internautas acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais
confiáveis do que online. Apesar do medo, no entanto, a maioria das pessoas
realiza pagamentos online, mas muitas falham em tomar medidas básicas de
segurança e, assim, colocam seu dinheiro e a reputação dos bancos em risco.
Uma das maneiras mais fáceis que os
criminosos encontram para invadir contas bancárias online é se passando por
proprietários da conta. Isto pode ser feito obtendo informações da conta ou
criando páginas de phishing que levam os usuários a inserirem seus logins e
senhas. Outra maneira é interceptando dados de usuários com um trojan bancário
que invade o computador quando eles entram em páginas legítimas do banco.
Computadores tradicionais e dispositivos móveis são vulneráveis a estes
ataques.
A pesquisa mostra que um número
significativo de usuários (49%) se sentem vulneráveis ao realizar transações
financeiras online. Além disso, metade (54%) acredita que os pagamentos
realizados de forma offline são mais confiáveis do que os online e 46%
concordaram que as tradicionais ‘bocas de caixa’ dos bancos são mais seguras do
que suas plataformas digitais.
Ainda que sintam receio, a maioria
dos usuários realizam pagamentos online: 79% dos entrevistados usam seus
desktops ou laptops para pagamentos online, 52% usam seus tablets e 45% usam
seus smartphones. Além disso, 12% dos proprietários de Smart TVs admitiram já
ter usado suas televisões para tais operações. Ainda de acordo com a pesquisa,
20% dos usuários não fazem nada para proteger seus dados financeiros online.
"Se os clientes seguirem optando
pela tradicional ‘boca de caixa’ dos bancos por medo de serem vítimas de
fraudes online, a adoção em grande escala de sistemas de pagamentos digitais e
mobile será dificultada. Isso forçará os bancos a investirem mais de seus
recursos em outras plataformas. É por isso que, hoje em dia, é vital que os
bancos invistam em tecnologia para garantir um ambiente online seguro para seus
clientes. Isto encorajará os clientes mais tradicionais a adotarem os meios
digitais e reduzirá o risco para os clientes descuidados", disse Ross
Hogan, Diretor Global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.
Uma solução contra os criminosos é o
Kaspersky Fraud Prevention, uma plataforma de proteção em várias camadas
projetada especificamente para bancos. A plataforma protege os dados
financeiros em dispositivos de clientes, aumentando assim a fidelidade do
usuário e reduzindo as chances do banco ter que investigar incidentes, pagar
indemnizações ou restaurar sua reputação depois de uma falha de segurança. O
Kaspersky Fraud Prevention protege proprietários de PCs com Windows, Mac,
Windows Phone, Android e também usuários do sistema iOS.
Sobre a Kaspersky Lab
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