Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Radiografia de Sampa: Rua General Carneiro





Luís Alberto Alves

 Até o século XVIII, toda a área onde hoje se encontra esta rua, pertencia aos padres jesuítas que fundaram São Paulo em 1554. Ali, os padres mantinham uma horta. A partir de 1822, um antigo edifício do Pátio do Colégio passou a abrigar o "Palácio do Governo Provincial", por isso, esta rua que começou a ser aberta naquela época, ficou conhecida como "Rua do Quintal do Palácio".

 Em 1855 ela mudou de nome para Rua Municipal, depois em 1886 passou a se chamar Rua do Conselheiro João Alfredo para finalmente, em 1897, chegar ao nome atual de General Carneiro. Nascido em Minas Gerais em 1846, participou do começo da Guerra do Paraguai. Entrou na Escola Militar em 1872, aos 26 anos, passou a tenente três anos depois, a capitão em 1877, major dez anos depois, tenente coronel em 1890, a coronel dois anos após e general.

 Foi idealizador do Colégio Militar em 1889. Como engenheiro percorreu o sul do Brasil. Morreu em 1894 durante combate travado na cidade da Lapa, Paraná, onde atuava como comandante-geral das tropas legalistas contra as forças da revolução federalista. A Rua General Carneiro (foto) fica no Centro de SP, próximo à Praça da Sé.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário