Postagem em destaque

Crônica: Amor à prova de tudo

Pixabay Sempre dizia que sem o amor de Amanda, o seu mundo perderia a graça Astrogildo Magno Felício era extremamente apaixonado por sua...

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua da Cantareira




Luís Alberto Alves

 Esta rua foi completamente aberta a partir do início do século XX. Antes disso (em 1897) existia somente o trecho entre as Ruas Dr. Jorge Miranda e João Teodoro, e que recebia o nome de "Rua Tubarão". Estendida no século XX até as proximidades do atual Mercado Municipal, recebeu o nome de "Cantareira", uma referência a Serra da Cantareira, localizada na região Norte de São Paulo.

 Região de mananciais, desde 1864 o governo cogitava captar as águas da Cantareira para sua distribuição na cidade. Organizada a Companhia Cantareira de Águas e Esgotos em 1877, somente em 1881 é que o serviço foi inaugurado.


 Também com o nome de "Cantareira" existia em São Paulo uma estrada de ferro (Tramway da Cantareira), cuja estação localizava-se na Avenida Tiradentes, esquina com a Rua João Teodoro. O nome Cantareira é originado da palavra Cântaro, vasos de barro usados para transporta água, na época muito abundante na serra. A Rua da Cantareira (foto) fica no Centro de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário