Postagem em destaque

Crônica: De bem-sucedido ao amargo do ostracismo

    Hourpress/Arquivo Morava num apartamento de cobertura na Região dos Jardins, com direito a três vagas na garagem, onde tinha estacionad...

terça-feira, 13 de maio de 2014

Radiografia de Sampa: Praça da República



Praça da República fica no Centro de SP


Luís Alberto Alves

 A atual Praça da República começou a ser formada ainda no século XVIII nas terras que pertenciam ao tenente José Arouche de Toledo Rendon. Ele utilizava esse espaço para exercícios militares, e ficou conhecido como "Praça dos Milicianos".

 Anos depois, ali se realizavam festas, cavalgadas e touradas e por isso, seu segundo nome foi o de "Praça dos Curros". Foi inclusive construído um anfiteatro de madeira por determinação do Marechal Daniel Pedro Muller. Mas, em 1823 tudo estava em ruínas.

No final de 1865, por iniciativa do vereador Malaquias Rogério de Salles, seu nome foi alterado para "Praça 7 de Abril", uma referência ao dia 07/04/1831, data da abdicação de D. Pedro I.

 Entre 1872 e 1875, a praça passou por algumas reformas com a finalidade de transformá-la num centro pitoresco e de descanso. Posteriormente, com a Proclamação da República em 1889, os vereadores paulistanos alteraram o nome de várias ruas e praças da cidade que lembravam o antigo regime.

Assim, a "Praça 7 de Abril" passou a ser chamada definitivamente de "Praça da República". A partir de finais do século XIX e início do XX, a Praça da República passou por grandes transformações. Foi construído um belo edifício onde funcionava a antiga "Escola Normal" e os seus jardins foram completamente remodelados com a implantação de lagos e pontes. A Praça da República fica no Centro de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário