Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 19 de março de 2014

Geral: Projetos de alunos “inventores” da rede estadual de ensino são apresentados na feira da USP



        
Alunos iguais ao professor Pardal expõem suas invenções na USP

Luís Alberto Alves

 Termina hoje na USP (Universidade de São Paulo) a participação de alunos “inventores” da rede estadual de ensino paulista. Quatro equipes de “inventores” disputarão a final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP e que ocorre na capital paulista.

  As invenções finalistas da rede estadual paulista são uma pomada cicatrizante natural e um cosmético de caranguejo, da Escola Estadual Jardim Riviera, de Santo André; uma bengala com GPS, da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, de São José dos Campos; e uma proteção sustentável contra o fogo, da Escola Estadual Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista, de Indaiatuba. Todos os projetos são de autoria de jovens cientistas entre 16 e 18 anos, estudantes das escolas com o Novo Modelo de Ensino Integral da Secretaria, e desenvolvidos durante o período de aulas.

 Além da participação na final da Feira da USP, os trabalhos dos alunos das escolas estaduais têm ganhado espaço nos congressos científicos do Brasil e do mundo. Em junho, por exemplo, o Brasil será representado pela equipe da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, de São José dos Campos, no Genius Olympiad, em Nova York.

 Os estudantes são autores do projeto “Sinal Verde”, grande vencedor da Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral, e que prevê a implantação nos semáforos de um sistema sustentável de geração de energia, o que evitaria “panes” após dias de tempestades.

 Está garantida ainda a participação dos alunos paulistas na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, e na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Pernambuco, eventos marcados para o segundo semestre deste ano e que também terão as obras científicas 100% desenvolvidas nas escolas estaduais.

   A produção científica faz parte do currículo e das disciplinas eletivas ministradas nas 182 escolas com o Novo Modelo existentes atualmente na rede estadual e que atendem 55 mil alunos, número 11 vezes maior do que os 5 mil estudantes contemplados no início do programa em 2012.

 Entre estes estudantes, estão inventores que já criaram mochilas massageadoras, macas com amortecedores, fechaduras iluminadas e bicicletas geradoras de energia.
Serviço: de 18 a 20 de março (de terça a quinta-feira), Poli/USP (Avenida Professsor Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3 – Cidade Universitária – São Paulo – SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário