Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 19 de março de 2014

Variedades: Rádio é ainda principal vitrine de músicas




 
Apesar dos avanços tecnológicos, o rádio é ainda o canal para descoberta de novas músicas

Luís Alberto Alves

Pesquisa Hibou revela que 70% dos entrevistados descobrem novas músicas e artistas pelas rádios brasileiras e não por meios onlines.

 Chega a Era do tudo junto e misturado. No entanto, mesmo com toda a mobilidade digital, aplicativos, sites de músicas, o rádio ainda domina no Brasil quando o assunto é a descoberta de músicas novas. Em pesquisa recente da Hibou, empresa de monitoramento de mercado, observou-se que 70% dos brasileiros usuários de iPhone, ainda têm conhecimento de novos hits quando ouvem na rádio.

  “Vimos também que 50% dos entrevistados conhecem uma nova música por meio de amigos e apenas 35% pela Itunes Store. O rádio ainda é o meio mais eficaz de divulgação de artistas novos e lançamento de hits” explicou Ligia Melo, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

 Segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República publicados pelo observatório de imprensa, a rádio continua sendo a principal mídia do País em 2014. 60% da população brasileira escutam rádio ao menos uma vez por semana.

                                                                  Smartphones
 Os resultados da pesquisa comprovam que os celulares são a ferramenta musical preferida dos usuários. 80% dos entrevistados usam seus aparelhos para ouvir música e 8% também utilizam outros dispositivos. Desses, 50% criam playlists próprias para cada situação: trabalho, academia, relaxamento, etc.

 A média de músicas nos smartphones são 400 músicas. Quase 50% dos entrevistados não compraram nenhum CD no último ano. No entanto, a média de CDs comprados é de três unidades ao ano.

 “Ficamos surpresos com este resultado, pois mesmo com a música digital ainda existem pessoas que preferem comprar CDs dos artistas prediletos” comentou Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

“Outro dado interessante que encontramos é que apenas 1/3 das pessoas assina algum tipo de portal para ter acesso a músicas via web”,complementou Lígia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário