Chega a
Era do tudo junto e misturado. No entanto, mesmo com toda a mobilidade
digital, aplicativos, sites de músicas, o rádio ainda domina no Brasil
quando o assunto é a descoberta de músicas novas. Em pesquisa recente da
Hibou, empresa de monitoramento de mercado, observou-se que 70% dos
brasileiros usuários de iPhone, ainda têm conhecimento de novos hits quando
ouvem na rádio.
“Vimos também que 50% dos entrevistados
conhecem uma nova música por meio de amigos e apenas 35% pela Itunes Store.
O rádio ainda é o meio mais eficaz de divulgação de artistas novos e
lançamento de hits” explicou Ligia Melo, sócia da Hibou e coordenadora da
pesquisa.
Segundo
dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
publicados pelo observatório de imprensa, a rádio continua sendo a
principal mídia do País em 2014. 60% da população brasileira escutam rádio
ao menos uma vez por semana.
Smartphones
Os resultados
da pesquisa comprovam que os celulares são a ferramenta musical preferida
dos usuários. 80% dos entrevistados usam seus aparelhos para ouvir música e
8% também utilizam outros dispositivos. Desses, 50% criam playlists
próprias para cada situação: trabalho, academia, relaxamento, etc.
A média
de músicas nos smartphones são 400 músicas. Quase 50% dos entrevistados não
compraram nenhum CD no último ano. No entanto, a média de CDs comprados é
de três unidades ao ano.
“Ficamos
surpresos com este resultado, pois mesmo com a música digital ainda existem
pessoas que preferem comprar CDs dos artistas prediletos” comentou Lígia
Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
“Outro dado interessante que encontramos é que apenas 1/3 das pessoas
assina algum tipo de portal para ter acesso a músicas via web”,complementou Lígia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário